Não há dúvida de que o Quantum GIS (QGIS) é um software com robusto e que merece a atenção de todos os que se interessam pela Geotecnologia dos SIG! Uma de suas características mais interessantes é a ampliação de suas funcionalidades através de complementos, nativos ou externos. Este tutorial apresenta a ferramenta QGIS File Browser.
Em um tutorial anterior apresentamos e ensinamos como trabalhar com o plugin Import layers from project, que permite a importação de camadas geoespaciais de um projeto já existente para sua sessão de trabalho no Quantum GIS. Recomendo que leia aquela matéria para obter informações completas sobre os arquivos *.qgs no contexto deste software.
O QGIS File Browser (QFB) possui uma função semelhante, mas com algumas diferenças que o tornam muito útil. Até a versão anterior à 1.8.0 Lisboa ele estava disponível apenas para instalação através da ferramenta de integração de plugins python. Agora já está é uma ferramenta nativa ao programa. Mas para que serve esse complemento? Vejamos na prática.
Acesse a ferramenta através do menu Complementos > QGIS File Browser, conforme a imagem abaixo.
Na imagem a seguir destacamos três para os quais forneceremos comentários que irão resumir o procedimento de uso do QFB.
1. File Browser: Este quadro aparece após se acessar o menu descrito no início deste tutorial. Use o filtro (Filter) para selecionar o tipo de arquivo que deseja importar para sua visualização (raster ou vetor, por exemplo).
Procure o diretório onde estão armazenados os dados geoespaciais. Ao encontrar o arquivo que deseja, clique duas vezes sobre ele, assim será feita a importação.
2. Camadas: Nesta área aparecerão todas as camadas que você importar utilizando o QFB. Logicamente você poderá manipulá-las normalmente.
3. Mapas: Na região de visualização serão exibidos as camadas que você inserir no projeto, como ocorre da maneira convencional.
Talvez você se questione sobre por qual razão alguém utilizaria o QFB se já há no software ferramentas específicas para importar dados vetoriais, matriciais, etc.
Uma vantagem que se destaca no uso do QGIS File Browser é a facilidade em navegar e acessar dados geográficos que estejam “espalhados” em várias pastas, o que é comum de acontecer por vários motivos.
O que acharam deste tutorial? Já conheciam esta ferramenta? Deixem seus comentários sobre o QFB.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Ainda não usei, mas achei interessantíssimo 🙂
Ah Anderson um plugin utilizado aqui na empresa por algumas pessoas é o Imprimir Rápido (já vinha instalado na versões), só que notei (pelo menos não encontrei) que ele não está nas versões mais novas (1.7.4 e 1.8), “solução” que dei foi copiar a .dll do complemento de outra versão na pasta dos plugins.
Funciona, mas acho que isso deveria ser comunicado, só não descobri como fazer no site do QGis.
3 Comments