Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Sistema de Informações Geográficas de baixo custo para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas: Este foi o tema de uma monografia apresentada ao curso de especialização em Geoprocessamento oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curiosamente esta monografia faz referência à tutoriais elaborados por mim para as áreas de SIG e Banco de Dados Geográficos. Nesta matéria irei tecer alguns comentários sobre esta publicação.

BACIAS HIDROGRÁFICAS E SIG

O trabalho tem como autor Moises Júnior da Silveira e apresenta uma metodologia para criação de SIG com plataformas open source e dados de domínio público para servir de instrumento na gestão de bacias hidrográficas. Como estudo de caso é abordada a bacia hidrográfica do Rio São João.

Curso Online de Linux

As principais fontes de dados são cartas do IBGE e imagens ASTER/MDT, que foram processadas nas plataformas gvSIG, Spring e TrackMaker dando origem à informações que caracterizam a bacia estudada quanto aos aspectos hídricos, morfológicos, sociais e administrativos.

Estas informações alimentam o banco de dados que é gerenciado pelo sistema PostgreSQL/PostGIS, integrado ao sistema de Geoprocessamento onde são realizados os trabalhos e consultas pelos usuários.

 Gestão de Bacias Hidrográficas com SIG de Baixo Custo

Os tutoriais de minha autoria que foram citados na monografia (veja no capítulo de referências) são:

A metodologia do trabalho se resume a seleção, processamento e conversão de informações, criação de um banco de dados geográfico e inserção das informações obtidas ao mesmo, conexão do banco a um sistema de processamento de dados georreferenciados e elaboração de um dicionário de dados apresentando os metadados do SIG. Ao final do trabalho apresenta-se a interface gráfica do sistema e alguns exemplos de aplicações voltadas para gestão de recursos hídricos.

Achou interessante o conteúdo do trabalho do Moisés? Clique no link abaixo para baixar a monografia:

Quero deixar registrado meus parabéns ao autor pelo excelente trabalho, que ilustra muito bem o poder de aplicação dos softwares livres para Geoprocessamento. E você? O que acha de ler mais e/ou comentar sobre SIG com software livre?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades