Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como Calcular NDVI no QGIS

QGIS - NDVIO Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é importante no estudo de vegetação, pois evidencia, a partir do uso de imagens de satélite, o vigor e a caracterização da vegetação de uma área. Para realizar o cálculo de NDVI, é necessário ter as bandas 3 e 4 da imagem de satélite e utilizar um software que tenha disponível a função referente ao Raster Calculator. Neste tutorial aprenderemos como fazer  NDVI no Quantum GIS (QGIS).

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

O QUE É NDVI

O cálculo do NDVI é feito a partir da diferença entre as reflectâncias das bandas 4 (infravermelho próximo) e 3 (visível – vermelho) dividido pela soma das reflectâncias dessas duas bandas.

O resultado varia de -1 a 1, de modo que quanto mais próximo do 1, maior indício de presença de vegetação, e quanto mais próximo do -1, m, maior indício de presença de solos descobertos e rochas.

Na faixa do vermelho a clorofila absorve a energia solar ocasionando uma baixa reflectância, enquanto na faixa do infravermelho próximo, tanto a morfologia interna das folhas quanto a estrutura da vegetação ocasionam uma alta reflectância da energia solar incidente (LOURENÇO e LADIM, 2004, p.2). Portando, quanto maior o contraste, maior o vigor da vegetação na área imageada.

No exemplo a seguir, foi utilizada a imagem de satélite Landsat TM 5, baixada pelo site do INPE, e os procedimentos metodológicos foram feitos utilizando-se o software livre Quantum GIS versão 1.8.0.

NDVI

CÁLCULO DE NDVI NO QGIS

No comando Adicionar imagem raster, inserir as imagens Landsat correspondentes às Bandas 3 e 4; para realizar o cálculo de NDVI acesse o menu Raster >> Calculadora Raster.

Na janela que se abre, digitar a fórmula apresentada abaixo na Calculadora raster (utilizando o teclado apenas quando o que se deseja inserir na calculadora não tenha nos Operadores), inserir a Camada de saída e verificar se a expressão foi validada (Expressão válida):

Calculadora raster

O QGIS realizará o cálculo e em seguida mostrará a nova imagem gerada com as informações de NDVI. (Leia também: QGIS – Reclassificação de Dados Raster). Clique para ampliar.

NDVI no QGIS

Para melhor visualizar o mapa, pode-se aplicar uma falsa cor e gerar um mapa temático. Para isso, clicar nas propriedades da imagem gerada e na aba Estilo. Na opção Mapa de cor selecionar a opção Falsa cor.

Propriedades do NDVI

Propriedades - NDVI - Falsa Cor

Os valores podem ser visualizados na barra de Camadas e analisados espacialmente no mapa gerado. Clique na imagem para ampliar.

Como Cálcular NDVI Quantum GIS

Em resumo, o processo segue o seguinte fluxograma:

Fluxograma para NDVI no Quantum GIS

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

  • [download id=”51″]

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades