Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

gvSIG: Criar colunas numa Tabela usando Sextante

Criar Novas Colunas numa Tabela usando Sextante

Criar Novas Colunas numa Tabela usando Sextante

Uma das características dos softwares de SIG é a possibilidade de gerenciar bases de dados alfanuméricos, quer estas estejam armazenadas em tabelas individuais, quer integradas à um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Neste tutorial vamos exemplificar como criar uma nova coluna numa tabela de atributos utilizando o módulo Sextante no gvSIG.

ADIÇÃO DE NOVO CAMPO USANDO SEXTANTE

Caso você não saiba ainda de que se trata a extensão Sextante, recomendo que leia a matéria disponível no link abaixo:

Em nosso exemplo vamos criar uma camada com a divisão municipal do Estado da Paraíba que terá um novo campo em sua tabela de atributos.

Essa nova coluna chamaremos de IDHM, pois irá armazenar dados do chamado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Vale lembrar que este índice é composto por números que podem variar entre 0,0 e 1,0. Assim, o campo não pode ser do tipo inteiro (que não permite dados decimais) nem string (texto).

gvSIG: Dados Geográficos

Para começar, acesse o menu SEXTANTE → Caixa de Ferramentas.

Sextante for gvSIG

Na caixa que será aberta, use a ferramenta de busca e encontre a opção Tools for vector layers → Add field.

Sextante: Add Field

Na janela seguinte, informe a camada de entrada (pb, neste caso). Note em Options o nome da coluna, por padrão, vem em branco e o tipo dela vem Integer (Inteiro).

Sextante: Add Field on gvSIG

A seguir, apresentamos a tala com alguns parâmetros alterados. Por exemplo, informamos o nome da coluna (IDHM) e o tipo do dado Double (com tamanho total de dígitos 6 e 3 casas de precisão). Optamos por salvar a camada apenas na memória temporária. Depois clicamos em OK.

Tutorial Sextante: Add Field on gvSIG

Neste tipo de operação é criado um novo vetor. Na imagem a seguir você pode visualizar a nova camada gerada (pb-2) com o novo campo na tabela de atributos.

Como criar um novo campo usando Sextante no gvSIG

Fácil, não é? Aguardamos seus comentários.

Veja também os seguintes materiais sobre gvSIG:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 ]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades