Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

E-book: Geoprocessamento para Projetos Ambientais

Geoprocessamento para Projetos Ambientais

Nesta matéria quero indicar para vocês um conjunto de materiais que foi bastante útil em meus estudos na época da graduação em Geoprocessamento. Acredito que este e-book ainda se constitui em uma ótima dica de leitura para quem deseja ter uma base conceitual sobre aplicações das Geotecnologias, em especial para projetos ambientais.

GEOTECNOLOGIAS E MEIO AMBIENTE

Trata-se de uma publicação digital que apresenta o conteúdo do curso Geoprocessamento para Projetos Ambientais, escrito por Gilberto Câmara (INPE) e José Simeão de Medeiros, e apresentado nos  antigos congressos GIS Brasil (96, 97 e 98) e Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (96 e 98).

Canecas Personalizadas com Temática GeoespacialEste curso foi preparado com a colaboração de Eduardo Celso Gerbi Camargo e Suzana Fucks (responsáveis pelo capítulo sobre geoestatística), Carlos Alberto Figueiras (responsável pelo capítulo sobre modelagem de terreno) e Ubirajara Freitas e Cláudio Barbosa (que participaram da redação do capítulo 3).

E-book: Geoprocessamento para Projetos Ambientais

O livro apresenta uma visão geral dos principais conceitos de Geoprocessamento para aplicações em Ciências do Ambiente,  com ênfase nos aspectos de análise espacial e integraçao de dados, fornecendo exemplos concretos do uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) neste contexto.

DOWNLOAD DO E-BOOK SOBRE PROJETOS AMBIENTAIS

Para fazer o download dos capítulos em arquivos individuais, no formato PDF, acesse a página oficial da publicação:

Os capítulos têm os seguintes títulos: Introdução ao Geoprocessamento, Modelagem de Dados em Geoprocessamento, Operações de Análise Espacial, Modelagem Numérica de Terreno, Geoestatística: Fundamentos e Aplicações e Metodologias para Projetos Ambientais.

Na página oficial você encontrará os links para baixar outros elementos do livro, como a apresentação, introdução e referências utilizadas. Vale lembrar que esta é uma publicação de 1998.

Veja outras dicas de conteúdo gratuito publicado em formato de e-book pelo INPE:

Por favor, aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades