Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Apostila: Gerar MDE a partir de Imagens SRTM

SRTM GISHá algum tempo uma muito bem qualificada equipe do departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) preparou uma apostila com o título Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da “Shuttle Radar Topography Mission” realizada pela NASA. Este material rico em conteúdo sobre uso do Envi e ArcView está disponível para download gratuito.

ENVI E ARCVIEW NA ELABORAÇÃO DE MDE

O que é um Modelo Digital de Elevação (MDE)? Basicamente é uma representação matemática/computacional contínua do terreno, distribuída espacialmente às variações de altitude numa área baseada e definida sobre um plano cartográfico num conjunto de coordenadas plano altimétricas.

Os dados SRTM resultam de uma missão espacial realisada pela NASA com o intuito de gerar um MDE da Terra usando a técnica da interferometria.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da “Shuttle Radar Topography Mission” realizada pela NASA

Estes dados podem ser obtidos por diversos meios. Entre as possibilidades destacamos a comentada no link a seguir:

Na apostila elaborada pela Professora Ana Clara Mourão Moura, Bráulio Magalhães Fonseca e Grazielle dos Anjos Carvalho apresenta todo o procedimento de download dos dados SRTM, seu talvez necessário processamento no software Envi, passando pela geração do mapa hipsométrico no ArcMap até a exportação do vídeo do voo sobre o MDE do resultado. Faça o download da apostila diretamente no link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre o conteúdo deste material. Nos link abaixo você encontra mais publicações relacionadas com este tema tão atual:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades