Você já pesquisou sobre a aplicação das Geotecnologias em projetos da área de história? Este é mais um nicho de atuação do Geoprocessamento, inclusive com uso de soluções baseadas em softwares livres. Foi disponibilizado no site do projeto gvSIG um extenso tutorial, em português, sobre a utilização deste programa para estudos históricos. Veja como baixar uma cópia deste material.
O tutorial de gvSIG aplicado a estudos históricos foi criado pelo Grupo Hímaco (História, mapas e computadores). O projeto foi realizado dentro do âmbito do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do Arquivo Público do Estado de São Paulo.
O conteúdo do material inclui um passo a passo de introdução ao uso de gvSIG para a produção de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) “Histórico”, passando pelo georreferenciamento das cartas antigas, vetorização e produção de mapas de visualização.
Esse tutorial faz parte do projeto de capacitação de um grupo de pesquisadores aptos a utilizar essa tecnologia, amparados no uso do gvSIG. Ele é composto por um guia de exercícios que possibilitarão ao pesquisador aprender a utilizar um SIG histórico em suas pesquisas particulares e no trabalho desenvolvido pelo grupo Hímaco.
Como você poderá perceber, a metodologia inclui o treinamento a partir de exercícios práticos para a compreensão das ferramentas de vetorização e georreferenciamento.
Para fazer o download do arquivo PDF, com 60 páginas, acesse o link abaixo:
Depois de apresentar alguns detalhes sobre o Grupo Hímaco, o sumário inclui os seguintes tópicos:
Outras dicas sobre aplicação do gvSIG, podem ser acessadas abaixo:
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
SOBRE AQUELE ASSUNTO, QUE EU FALEI COM VOCE SOBRE AS EXTENSÃO GERADAS NO SHP DO QGIS E SHP DO ARCGIS, QUE NO QGIS TEM MENOS ARQUIVOS DO QUE NO ARCGIS……… E O CAR NÃO ESTA ACEITANDO O SHP DO QGIS SOMENTE DO ARGIS
ADEMIR
2 Comments