Como os leitores deste blog sabem, sempre costumo publicar sobre softwares livres para Geoprocessamento em seus vários segmentos e certos destes programas acabam ganhando mais destaque, por vários motivos. Por exemplo, no que refere a softwares para SIG você encontrará aqui no blog matérias sobre o gvSIG, Kosmo GIS, Quantum GIS, Spring, TerraView, GRASS e uDig.
Entretanto, você talvez deve ter notado que os três primeiros programas citados acima recebem um destaque bem maior (em número de tutoriais e outras matérias), não só aqui, mas em outros endereços da internet que tratam do mesmo tema. Já observou isso?
A realidade é que aqueles não são os únicos softwares de SIG com código aberto e/ou de uso gratuito. Muitos programas com a mesma finalidade e de excelente qualidade têm passado como que despecebidos aos olhos dos usuários. Nesta postagem vamos apresentar alguns deles.
O que acha de publicar nos comentários sobre se já conhecia e/ou utilizou estes programas, como foi ou tem sido sua experiência, etc? Gostaria de ver mais tutoriais sobre eles aqui no blog em 2012?
_____________________________________________________________
Nome: DIVA-GIS
Site: http://www.diva-gis.org/
É um desktop GIS que favorece uma utilização bastante intuitiva. Um programa ideal para se trabalhar em projetos de mapeamento e análise de dados de biodiversidade como a distribuição das espécies através do módulo BIOCLIM. Também oferece interessantes e poderosas ferramentas para trabalhos com dados oriundos de sensoriamento remoto e análise de parâmetros físicos do território, e análise de expansão urbana.
Link Relacionado:
_____________________________________________________________
Por enquanto este programa está disponível apenas para o sistema operacional MS Windows. Possui plugins para operações espaciais comuns realizadas em projetos de Geoprocessamento (Buffer, Merge, Clip, etc) e é amplamente utilizado para modelagem hidrológica e delimitação de bacias hidrográficas. Um das funcionalidades implementadas mais recentemente foi o acesso a dados originários de webservices geográficos com suporte aos padrões OGC.
Links sobre o MapWindow:SAGA significa System for Automated Geoscientific Analyses. Possui uma API para processamento de dados geográficos que facilita a implementação de novos algoritmos. Está disponível para plataformas Linux e Windows e oferece suporte a dados vetoriais, raster e tabulares.
Links sobre o SAGA GIS:Site: http://www.ilwis.org/
O Integrated Land and Water Information System era um programa proprietário mas se tornou open source no ano de 2007. É um software de SIG completo que congrega dados vetoriais e matriciais com a possibilidade de análise espacial e processamento de imagem.
Links sobre o ILWIS:
Lançado recentemente, apresenta funções de processamento, análise espacial, edição de dados geográficos. É distribuiído sob a licença GNU/GPL. Esta plataforma, tem como base o projeto Visual Scene desenvolvido entre 1997 e 2004 por Antonio Piña Valls. Integram esta plataforma um software Desktop e um API para desenvolvimento e customização de aplicações GIS.
Não encontrei um único tutorial sobre ele, em português, na internet. Você conhece algum? Realmente chegou a hora de darmos mais atenção a este programa, concordam?
_____________________________________________________________
O que vocês acharam desta postagem? Gostaria de sugerir algum outro programa menos conhecido para incluirmos nesta lista? Deixem seus comentários! 😀
Siga nosso Twitter [@ClickGeo] e curta nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo] para se manter atualizado sobre o universo das Geotecnologias!
]]>Muito legal o crescimento da quantidade de software de SIG que temos a nossa disposição. Parabéns pela divulgação.
Olá Anderson.
Post interessante, seria legal se também constasse em quais plataformas os programas rodam. Outro programa que gosto é o WhiteBox Geospatial Analysis Tools (http://www.uoguelph.ca/~hydrogeo/Whitebox/), desenvolvido pelo Prof. John Lindsay da Universidade de Guelph no Canada. Além das ferramentas de análise, o programa permite que o usuário explore o código fonte das funções, em diversas linguagens.
VSceneGIS? Programa novo? Que bacana, Anderson! Só você mesmo para nos brindar com essa novidade!
Anderson,
estou comentando neste espaço o que eu gostaria de fazer no espaço
Gerar Polígono a partir de Pontos no Quantum GIS.
Ocorre que a página não está funcionando.
Gostaria de dizer que o tutorial é muito simples e a ferramenta muito eficaz. Finalmente fiquei sabendo da sua utilidade, pois já tinha ela no meu banco de complementos.
Uma pergunta: naquela mesma figura que tu destes como exemplo, como calcular sua área?
Abraço.
Olá, Anderson!
Obrigado por todo este trabalho. Manter um blog assim não é um passeio!
Gostaria de fazer uma pergunta: Qual é a razão de o mercado estar tão rico em SIGs livres? Pergunto porque os motivos que me vem à cabeça são diversos. Os softwares existentes não cobrem as necessidades dos usuários? Há problemas com as licenças? É mais fácil partir do zero do que acompanhar um projeto estabelecido? Quais seriam as razões para o surgimento de tantos softwares novos?
Parabéns pelo post. Bastante informativo.
Oi Anderson, parabéns pelo post de fato mencionar outros softwares Open Source, mais desconhecidos do público em geral, é sempre bom. Dois dos links que tens sobre o ILWIS são da minha autoria pública como entenderes e divulga pelos utilizadores de SIG.
Abraco e continuacão do bom trabalho
José Santos
SIG PROJECT
Muito interessante a postagem com os SIGs menos conhecidos… Vou experimentar alguns deles…
Olá Anderson! Parabéns e obrigada por fornecer tanta informação sobre Geoprocessamento que muito tem contribuído para minhas aulas.
Gostaria que indicasse o melhor SIG em termos de praticidade para iniciantes.
Abraços!
Olá Anderson parabéns pelo post, estou migrando para o Linux e pretendo usar estes softwares. Esses dias eu achei um pacote que engloba os principais SIGs Open Source para o Linux, entretanto eu não baixei e acabei perdendo o site e não lembro o nome do pacote, você sabe algo do gênero ?
Olá Anderson, muito legal suas postagens. Quando tenho algum tipo de dúvida no ArcGis ou Quantum, recorro ao seu site para tentar tirar minhas dúvidas. A propósito, existe alguma apostila do Quantum um pouco mais avançada para aqueles que já sabem os comandos básicos?
Abraço!
De momento estou a fazer um mapa turistico de uma cidade, mais qual seria o software mais apropriado para a sua elaboração?
Abraços!
Bom dia Anderson. Parabéns pelo seu trabalho!!!
existe algum software mais indicado para elaboração de PVG?
Olá Anderson,
Excelente Post. Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Estou com um serviço no qual tenho que desenvolver funcionalidades em cima de um software livre. Com as funcionalidades que irei desenvolver, o sistema deverá conter as seguintes características:
– Criação de usuários e respectivas permissões para controle de acesso ao sistema;
– Criação / Remoção / Alteração e Consulta de base de dados gis;
– Exportação de dados em xls, pdf,
– Ferramentas como: Pan, zoom, preparação de mapas para impressão, Identificador, selecionador, etc.
Requisitos de compatibilidade
– Sistema Operacional aberto: Linux;
– Publicador WEB: Apache;
– BD relacionados: Postgre/GIS;
– Linguagem de Programação: Python ou PHP 5.
Estou urgentemente a procura de um software livre que melhor atende as minhas necessidades.
Por favor, se puder me orientar a respeito.
Desde já, muito obrigado!
Guilherme Marins
Analista GIS
Boa tarde, estou fazendo um projeto onde eu cadastro as informações na minha tabela de atributos, com várias feições, o que eu fiz ontem simplesmente sumiu mas não foi em todas as camadas, o que pode ser isso ???
Se duas pessoa estiverem mexendo no arquivo ao mesmo tempo pode dá problema?
28 Comments