Quem trabalha com Geoprocessamento sabe bem da importância de sempre utilizar dados confiáveis, de qualidade e isso vale também para os dados geográficos.
Nesta matéria você conhecerá um um site onde se pode fazer gratuitamente o download de shapefiles dos continentes, estados e países do mundo inteiro (ou pelo menos de boa parte dele)!
Esta dica foi publicada originalmente no excelente blog Geobrainstorms, que entre seus autores conta com nosso amigo Murilo Cardoso. Como o Murilo bem comentou, estes arquivos são interessantes, por exemplo, se você precisa montar um mapa de localização da sua área mapeada.
Para acessar direto a página você pode clicar aqui.
Não é necessário fazer qualquer cadastro para realizar o download, basta simplesmente indicar o nome do continente, país ou estado (se disponível) e clicar no botão download que fica ao lado da caixa correspondente, conforme destacado na figura abaixo.
O que acharam da dica de hoje? Deixem seus comentários e aproveitem para ler também outras postagens relacionadas com este assunto, por exemplo:
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Não descarrega as shapes
cumprimentos
Oi,
tentei fazer o download mas não responde. Fiz a prova com diferentes browsers (Firefox, IE e Chrome) sem succeso.
É, realmente não esta funcionando. Deve ser problema no servidor deles.
GOstei imenso desta forma de apresentar, de quando em vez, as dicas do Quantum GIS. Gostaria que apresentassem o Tutorial de Q GIS para facilitar a aprendizagem dos principiantes neste software!
Nós em Angola estamos nos adaptando a estas tecnologias e, pouco a pouco, estamos adaptar a nossa forma de fazer o Mapeamento em Quantum GIS copiaco
Grato – Davi Mbangui
Anderson,
Alguma resposta em relação ao download das shapes?
Sim Anderson,
Estou precisando de alguns países…. Conhece outro site que disponha para baixar?
Ok Anderson!
Vou dar uma olhada com calma.
Muito Obrigada!
Pessoal…. Encontrei a solução quanto ao problema dos shapes que não estão sendo acessados. Fiz uma atualização que pode ser acessada aqui (http://geobrainstorms.wordpress.com/2011/01/18/continente-paises-e-estados-shape/) onde se pode baixar os shapes de Continentes, Regiões, Países e Estados do mundo.
Abraços
oI. pessoal, será que poço contar com ajuda vosso para dar-me dicas de como devo fazer para baixar shape files das localidades e estradas de angola?
Boa noite!
Desculpa a demora no retorno. Vi sim Anderson, e revi agora novamente e suas colocações. Infelizmente ainda sem sucesso.
Att.
Anderson,
Gostaria que enviasse shape do semiárdo brasileiro.
Caso seja possível, shapefile enviar do nordeste ou indicar alguma fonte para baixá-lo.
Agradeço!
Caro Anderson, bom dia. Gostaria de obter uma informação…., qual o software devo utilizar, para converter um arquivo em DWG, para KMZ …?
Anderson, você sabe me dizer se este shape está em WGS?
Olá Anderson,
Parabéns pela iniciativa.
Preciso de um shape da região do Vale do Paraiba.
Sabe como posso conseguir?
Muito obrigado,
Wander
Oi Anderson, também não estou conseguindo baixar. Tem algum outro jeito de conseguirmos as bases?
Oi, Anderson, gostaria de solicitar o aquivo shape do meio norte brasileiro teria como me ajudar? abraços e agradeço desde já.
Poderia me enviar o shp de drenagem da Bahia?
Olá, estou precisando do shp de Portugal, mas não estou encontrando. Alguém sabe de algum site que possa me ajudar, por favor?
28 Comments