Em determinadas situações surge a necessidade de realizar a separação ou divisão das bandas espectrais de uma composição colorida RGB. O QGIS possibilita realizar este procedimento de forma simples e adequada através de um dos muitos algoritmos adicionado ao programa através de sua integração com o SAGA GIS. Neste tutorial vamos aprender como trabalhar com esta operação.
Para aprender como gerar uma composição colorida no ambiente do QGIS, não deixe de ler o seguinte tutorial:
Agora vamos explicar o procedimento inverso ao ensinado no tutorial indicado acima [Temos um outro tutorial sobre este mesmo tema, veja: Separação de Bandas Espectrais pela Calculadora Raster].
Imagine a seguinte situação: Temos uma composição colorida RGB – 432, conforme ilustrada abaixo numa visualização no QGIS. Nossa intenção é gerar novos arquivos matriciais por meio da extração das bandas espectrais que formam a imagem composta.
Acesse o menu: Processamento → Caixa de Ferramentas.
Na caixa que será aberta na lateral direita da interface do QGIS, pesquise pela palavra Split e escolha a opção Split RGB bands, como mostrado na figura abaixo. Execute o comando com um duplo clique.
Na janela que será aberta indique em Input layer qual é a camada da composição colorida (neste exemplo, Composicao_RGB). Nos três campos seguintes indique como e onde serão gravados os arquivos das bandas individuais (apenas salvos em memória ou de forma permanente).
Para este exemplo, nomeamos, respectivamente, as camadas como Banda_R, Banda_G e Banda-B. Não esqueça de marcar a opção de carregar na tela cada arquivo de saída gerado. Por fim, clique em Run.
A imagem a seguir exemplifica o resultado obtido. Na tela é possível visualizar a Banda R, que corresponde a banda 4 usada na composição colorida anterior.
O que acharam do tutorial? Já conheciam este processo? É importante lembrar que é importante que o usuário verifique depois do processo se as imagens geradas estão de acordo com o esperado, analisando suas propriedades espectrais.
Para aprender mais sobre QGIS e processamento digital de imagens, acesse as seguintes dicas:
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Leave a Comment