Publicar mapas interativos na internet tem sido um meio cada vez mais utilizado para disponibilizar dados geográficos de forma rápida e atraente. O software livre QGIS possui um complemento que permite a publicação de uma aplicação webmapping de maneira rápida e sem custos. Neste tutorial ensinaremos como trabalhar com esta funcionalidade.
Neste tutorial nossa intenção é exemplificar a utilização do complemento QGIS Cloud para publicar na internet o mapa ilustrado na imagem abaixo.
Trata-se de um shapefile com várias feições do tipo lote que estão formando um mapa temático construído com base no atributo codi_face da tabela de atributos.
Para fazer o download do arquivo e seguir os passos deste exercício, clique aqui (109k).
Instale o QGIS Cloud Plugin seguindo os passos normais para instalação de complementos no QGIS.
Depois da instalação, acesse o menu Complementos → Cloud → Cloud Settings.
Será aberta uma nova janela junto ao painel de camadas. Acesse a terceira aba (Account) para criar uma conta no serviço QGIS Cloud. Para isso, clique em Sign up.
Você será direcionado para a página de criação de conta no serviço. Forneça seu nome de usuário, e-mail válido e senha.
Você receberá um e-mail para clicar no link de confirmação de criação de seu usuário. Clique em Confirme my account.
Volte ao QGIS, ainda na aba Account, clique em Login.
Na janela que será aberta, informe seu nome de usuário e senha.
Após completar o login, clique na opção Create new database.
Selecione o nome do banco de dados (o nome da base é definida pelo sistema e não é possível renomear). Depois, acesse a segunda aba da interface, a área Upload Data.
Para atualizar a lista de camadas, clique em Refresh layers.
Note que serão listados os layers que estão visíveis no painel de camadas.
Serão mostradas as informações de local dos arquivos, nome que a camada terá como tabela no banco de dados e também na aplicação webmapping, além do código Identificador do Sistema de Referência Espacial (SRID). Clique em Upload data.
Aguarde enquanto os dados são carregados para o servidor do QGIS Cloud. Este processo pode levar alguns minutos.
Quando o upload for concluído aparecerá uma mensagem informando que o projeto foi lido para publicação e perguntando se você deseja salvar um novo projeto com as atualizações.
Uma observação importante: O nome escolhido para este novo projeto fará parte do endereço da aplicação. Neste nosso exemplo colocamos o nome cursos_quadras.
Acessando a aba Services você terá acesso aos links para acesso da aplicação, tanto por meio de computadores como de dispositivos móveis conectados à internet.
Você poderá acessar nossa aplicação criada neste exemplo clicando no link abaixo:
O que acharam desta dica? Para aprender mais sobre webmapping (WebGIS) e usos do QGIS, acesse os artigos a seguir:
Deixem seus comentários sobre o que achou desta funcionalidade do QGIS e sobre o conteúdo deste tutorial.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
vou passar minha madrugada solitária testando esse novo aplicatico/plugin.
eu realmente acredito que o Qgis será um dos grandes no sistema Open, infelizmente nosso SPRING não cresce na mesma proporção dos demais, assim eu vejo!
parabéns pela publicação.
Att.
Welson Aialon
seguidor nº1!
Ja tentei desenvolver um um plugin para o Qgis em phython, mas sem sucesso devido o tempo apertado. Mas assim que folgar volto ao projeto, pois o Qgis esta se tornando cada vez mais completo devido nos usuário buscarmos agilidade na execução de nossa tarefas.!!
Realmente os plugins para o QGis e suas variações tornam um software aparentemente simples em um ótimo produto livre. E a grande vantagem do OpenSource é que se pode acompanhar o desenvolvimento e as pessoas envolvidas são acessíveis, e mesmo sem programar, qualquer observação e idéias são bem vindas e acolhidas pela comunidade que o desenvolve. Aprenda Python bem e você pode desenvolver ou melhorar qualquer plugin para ele.
Esse serviço de cloud é certamente baseado no QGis Server, porém com recursos preparados pelo pessoal que hospeda esse Cloud. O interessante é que você também possa criar sua própria Cloud com o QGis Server. O que esse pessoal fez foi prover esse serviço pronto, facilitando a vida de quem não tá afim de escovar bits.
Isso que é o mais legal dessa área que é tão recente e tem uma demanda crescente, as possibilidades de criar são quase infinitas, e o OpenSource ajuda a acelerar essas criações com o trabalho colaborativo.
Mas como em todo serviço de Cloud (como o GISCloud ou o Google Earth Entreprise/Builder), é algo que vejo apenas para soluções que possam ser abertas ao público, tal como estatais ou serviços, se pensar em atuação em empresas privadas que mais ‘consomem’ SIG qualquer sistema cloud não é viável pela questão de proteção de dados e o acesso.
Seria bom você parar de postar.
Já não há mais espaços no meu navegador para tantos favoritos.
Parabéns mais uma vez.
Boa tarde Anderson
Eu e o meu colega já isntalamos o plugin, mas não está a funcionar.
Anderson, te enviei por email um print do erros que estão acontecendo.
Um eu já resolvi, é pq minha tabela do shp tinha a coluna “gid”, depois que exclui, resolveu. Porém está acontecendo outro relativo à conexão com bd e a porta 9999.
Anderson, o plugin QGIS Cloud pode oferecer as mesmas características que encontramos no MapServer?
Abraço!
Jorge Santos
[…] background-color:#222222; background-repeat : no-repeat; } andersonmedeiros.wordpress.com – Today, 4:56 […]
Anderson,
Vou esperar o seu tutorial sobre o QGis cloud computing ansiosamente. Bom, com relação a minha lista de plugins, posso esquecer de algum. Mas, no momento os que mais uso são:
Ftools;
Click-fu;
DB Manager;
Open layers;
MMQgis;
Open Street Map layers;
Statist;
Table maneger;
XYtools;
Zip layers.
Olá Anderson,
Tentei sem sucesso a utilização do QGISCloud. Criei um login em qgiscloud.com, mas na hora de fazer Upload Data pelo SPIT não consigo, ele dá uma falha a respeito de “MD5 authorization pgpool failed for user blablabla”. Mesmo tentando utilizar o PostGIS Manager. Quando tento criar um mapa pelo qgiscloud.com ele retorna um erro inesperado, e quando peço para retornar minha senha pro e-mail ele também retorna erros. Acredito que por ser relativamente novo, ainda tem muito a ser feito. Vou continuar utilizando o SpringWeb mesmo. Abraços.
[…] mapas na Web a partir do SIG Quantum GIS. Anderson Medeiros publicou um tópico interessante sobre esse […]
Meu deus… o que aconteceu com o repositório de dados no QuantumGIS Lisboa???
Não consigo encontrar nem os plugins que trabalhava em versões anteriores.
O que ocorre?
tive problemas para criar un usuário usando o link sign up do quickstart da materia, aparentemente esse link esta desativado, solucionei gloogleando esse http://qgiscloud.com/en/pages/quickstart onde tem o seguinte link para fazer sign up https://qgiscloud.com/en/account/sign_up que funcionou
salud!
TypeError: in method ‘Driver_CreateDataSource’, argument 2 of type ‘char const *’
File “C:/Users/Milene/.qgis/python/plugins\qgiscloud\qgiscloudplugindialog.py”, line 464, in upload_data
esse erro apareçe quando tento fazer upload
Olá Anderson. Os layers do nosso projeto offline provenientes de WMS são carregados na QGIS Cloud com sucesso?
Bom dia.
Testei a aplicação que foi criada para o exemplo do Tutorial, acessada através do Link acima, e a medição de distância não esta funcionando direito. Esta dando uns números nada a ver e em km.
Att,
Angelo
Muito bom o tutorial Anderson, qui funcionou perfeitamente.
Tenho uma duvida, todas as publicações ficam em livre acesso, ou existe alguma forma de liberar apenas à alguns usuarios??
abrçs
Olá Anderson, consegui colocar meus shapes com sucesso no Qgis Cloud… mas estou com dúvida na configuração das legendas… vi outros mapas em que a legenda fica no canto direito mas não consegui fazer aparecer no meu… você poderia me ajudar? obrigado
ja consegui! basta clicar no “i” ao lado do layer
Fiz o teste e é realmente muito bom!
Vale o investimento na versão PRO mas pra quem trabalha muito com dados raster precisa melhorar muito em termos de espaço de armazenamento.
Anderson, obrigado por sempre nos ajudar com as soluções mais úteis!
Só tenho uma dúvida: quando atingimos o limite de armazenamento, tem como apagar alguns layers para sobrar espaço para outros?
Agradeço!
Att,
37 Comments