A sigla CAD vem do inglês Computer-Aided Design, ou traduzindo Desenho Auxiliado por Computador. Existem muitos programas proprietários para CAD, entre os mais conhecidos estão o AutoCAD e o MicroStation.
O projeto QCAD começou em outubro de 1999. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui.
Para acessar a página oficial do projeto QCAD, clique nas figuras no topo desta postagem. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (Em português). Para ampliar seu conhecimento sobre nosso tema de hoje, leia também:Você já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para saber de todas as novidades do mundo das Geotecnologias!
]]>O QCad faz milagres! Bom, isso que muitos usuários linux acham. Por muito tempo me serviu muito bem, porém tem suas limitações e o projeto (versão gratuita) encontra-se estagnado. Talvez como uma forma de solucionar isso e impulsionar o desenvolvimento do QCad aberto surgiu o LibreCAD (CADuntu) baseado no próprio CAD da Ribbonsoft. A versão disponível deste software é muito semelhante ao QCad em sua versão paga e com os mesmos poderes. A diferença agora é que há pessoas com vontade de melhorá-lo e de maneira open source. Mais sobre o LibreCAD está na página do projeto http://www.librecad.org. Abraços
Outra boa notícia que recebi hoje foi o anúncio da versão para linux do DraftSight, um CAD muito bom, com linguagem em português e um estilo muito parecido com o famosãoCAD. É gratuito mas não open source, porém uma ótima alternativa pra quem trabalha com .dwg e .dxf, além de gerar bons resultados diretamente em .pdf, fica ai a dica.
Meu querido parabéns pelo blog, gostei muito, que bom que existem pessoal como você com a vontade enorme de compartilhar conhecimento!!!
6 Comments