Gostaria de aprender como utilizar ferramentas para construção de consultas avançadas em suas bases de dados geográficos? Você conhece o grande potencial do uso do operador LIKE na realização de consultas em ambiente SIG? Iremos comentar neste artigo sobre alguns aspectos importantes da utilização desse recurso, com foco no uso no software livre gvSIG, um dos mais utilizados no mundo, e iremos indicar um excelente material de leitura sobre isso.
Alguns aspectos importantes que se deve ter em mente antes de começar a usar o operador LIKE no gvSIG:
A partir de agora vamos considerar alguns exemplos de uso deste operador. Caso queira utilizar os mesmo dados dos exemplos que iremos dar, faça o download do shapefile do mapa da Paraíba.
Lembre que para realizar as consultas você deve abrir a função Filtro, disponível no menu Tabela → Filtro.
Imagine que você deseja selecionar dentre os 223 municípios paraibanos todos aqueles que pertençam à uma microrregião que comecem com a palavra Cariri. Como realizar essa seleção?
Na Paraíba temos microrregiões chamadas Cariri Ocidental e Cariri Oriental. Para selecionar os dados desejados, vamos utilizar a sintaxe mostrada abaixo, que indica ao programa que se deseja selecionar todas as feições onde o campo MICROREG está preenchido com algo que comece com a cadeia de caracteres Cariri:
MICROREG like ‘Cariri%’
O resultado alcançado é ilustrado na imagem abaixo, com a seleção das microrregiões do Cariri Ocidental e Cariri Oriental.
Suponha agora que você deseja selecionar todos os municípios que comecem com qualquer uma das seguintes letas: J, C ou P. A sintaxe a ser empregada e o resultado é como segue:
NOME like ‘[JCP]%’
Logicamente, a seleção é sempre feita nas entidades gráficas e nos registros da tabela de atributos. Estes foram apenas dois exemplos bem básicos.
Gostaria de exercitar cerca de 25 possibilidades diferentes de utilização do operador LIKE no gvSIG? Em caso positivo, recomendo que façam o download de um excelente material, na forma de slides, elaborado por Gustavo Agüero Córdoba e publicado em seu blog GvSig CONSULTORESAA.
Utilize o link abaixo para baixar sua cópia da publicação, em espanhol:
Prezados leitores, nos links a seguir vocês poderão encontrar uma série de artigos, dicas e tutoriais diretamente relacionadas com a utilização do gvSIG:
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Olá Anderson.
Boa dica.
Fiz um teste usando a mesma sintaxe no QGis e parece que o “%” não faz a mesma função que no gvsig.
Ele não dá erro, mas o resultado não é correto.
Ex: peguei uma coluna da tabela, sre like “010ERS001%”
O resultado só apresentou uma resposta, quando, na verdade, são mais.Tem alguma coisa ali que não funcionou.
O engraçado é que não deu mensagem de erro.
Se puderes dar uma força à turma do QGis EU agradeceria.
Um abraço.
One Comment