Esta postagem faz parte da série “Quebrando Tabus”: Software Livre também Faz! Abordaremos aqui o uso da função conhecida como dissolve ou agregação, que no OpenJUMP é conhecida como União por Atributos. Esta funcionalidade, em geral, é utilizada quando desejamos simplificar um dado geográfico ou criar um novo, através de uma junção de feições, com base em alguma informação (coluna) da tabela de atributos. A versão do programa utilizada neste tutorial é a 1.4.2.
Para saber como iniciar um projeto no OpenJUMP, leia o tutorial anterior:
Neste tutorial vamos aplicar a função dissolve num arquivo shapefile com a divisão municipal do Estado do Pará. A ideia é unir os polígonos (cidades) que pertençam a uma mesma mesorregião.
Para informações sobre onde baixar o arquivo vetorial ilustrado na imagem anterior, veja o link específico no final deste tutorial.
Acesse o menu Ferramentas > Análise > Union by Attribute Value…
Na janela aberta a seguir, selecione o layer sobre o qual executaremos a operação, indique qual o atributo que será usado como parâmetro para a dissolução das entidades (neste caso N_MESO) e clique em Ok.
O resultado da aplicação do dissolve deve ser semelhante ao mostrado na figura a seguir, com a divisão do mapa de acordo com mesorregiões geográficas.
Note que o produto da operação é organizado em uma nova categoria de camadas de informação, neste caso, resultado.
Pronto! Aprendemos como utilizar a função dissolve no software livre e gratuito OpenJUMP. Clique no link a seguir para baixar este tutorial no formato PDF:
No site oficial do projeto OJ, você pode obter cópia do programa e acessar gratuitamente a documentação do software:
Caso você deseje fazer o download gratuito do dado geográfico utilizado neste tutorial a fim de fazer o procedimento como exercício, baixe o arquivo em:
Vale destacar que já publiquei um tutorial sobre o mesmo tema, focado no Kosmo GIS:Siga nosso Twitter [@ClickGeo] e curta nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo] Assim você estará sempre atualizado sobre o universo das Geotecnologias!
]]>[…] background-position: 50% 0px; background-color:#222222; background-repeat : no-repeat; } andersonmedeiros.wordpress.com – Today, 6:49 […]
Oi Anderson
Meus parabens pela dica.
Mais tambem gostaria que você publique os mesmos procedimentos com outros softwares livres em particular com o SPRING.
Abraços!
3 Comments