Este artigo faz parte de uma série de dicas de livros que recomendamos que você tenha em sua biblioteca. Iremos considerar algumas das características do livro Análise da Paisagem com SIG. A obra destaca exemplos práticos de uso dos Sistemas de Informações Geográficas, apresentando os conceitos que fundamentam e estruturam a ecologia de paisagens.
Esta publicação de 2009, tem como autores os doutores Stefan Lang e Thomas Blaschke, que são geógrafos, cientistas e especialistas em SIG, Geoinformática, Ecologia de Paisagens e Planejamento Ambiental.
Em um total de 424 páginas são abordados temas que explicam desde as razões bem como os procedimentos para se quantificar paisagens, passando por uma análise de como o SIG pode ser empregado como ferramenta para o estudo estrutural, chegando ao monitoramento e análise das mudanças sofridas pela paisagem.
O livro divide-se em três partes principais. A primeira (capítulos 1 e 2) introduz o tema da publicação, ressaltando a motivação que o envolve, seu contexto e pano de fundo. Na parte 2 (capitulos de 3 ao 10) são fornecidos resultados fundamentais da pesquisa da teoria da paisagem, especialmente da área conceitual da teoria dos sistemas. Na terceira e última parte do livro (capítulos 11 e 12) é dada ênfase à aplicações no planejamento e monitoramento.
Os principais capítulos têm como título:
Acesse online o sumário do livro Análise da Paisagem com SIG.
O livro é destinado a estudantes e profissionais das áreas de Ecologia, Geografia, Biologia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e áreas afins, bem como aos pesquisadores, gestores e responsáveis pela tomada de decisões.
A editora Oficina de Textos comercializa diversos livros sobre Geotecnologias, inclusive este que estamos apresentando. Você pode adquiri-lo a partir do link abaixo.
O livro é complementado por um hotsite, onde o leitor encontrará dados para os exercícios apresentados ao longo do texto, imagens em cores, aplicativos de livre uso e links complementares.
* Este artigo é um Publieditorial.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Leave a Comment