Você gostaria de aprender a trabalhar com MapServer mais não sabe por onde começar? Você não tem a menor idéia do que seja um mapfile? Se este é o seu caso, gostaria de indicar um curso introdutório online sobre o uso do MapServer.
1) O que é Webmapping?
2) MapServer 2.1. Histórico; 2.2. Características; 2.3. Modos de funcionamento; 2.4. Estrutura de uma aplicação.
3) Desenvolvendo uma aplicação 3.1. Um mapa básico; 3.2. Adicionando um novo layer; 3.3. Mudando propriedades dinamicamente; 3.4. Mapas temáticos; 3.5. Definindo uma interface de usuário; 3.6. Usando símbolos; 3.7. Legenda e Barra de escala; 3.8. Mapa de Referência; 3.9. Exibindo rótulos; 3.10. Executando consultas.
Para acessar o material online por clicar aqui. Caso deseje fazer o download do curso acesse a seção de arquivos do grupo MapServer Brasil e baixe o arquivo “curso_mapserver-intro.zip“.
Já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para se manter atualizado sobre o que acontece no universo das Geotecnologias. Curta também nossa página no Facebook [PortalClickGeo].
]]>
Os links estão quebrados. Acessando http://www.webmapit.com.br não consigo encontrar o material.
Oi Wesley,
Percebi o problema esta semana. Obrigado pelo aviso. Vou fazer alguns contatos para tentar resolver este problema.
Mas você pode baixar o material deste curso para usar junto com o pacote MS4W do MapServer, ou direto no link:
http://www.maptools.org/dl/ms4w/mapserver_intro_pt_ms4w.zip
Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
Valeu Anderson. Muito bom o blog. Parabéns.
Por nada. Assim que eu tiver alguma notícia referente a este assunto posto aqui nos comentários.
Abraço.
O autor do curso online de introdução ao MapServer forneceu a seguinte informação sobre o erro no link:
“Anderson, obrigado por lembrar. Estou fazendo algumas reformulações gerais nos meus sites e por isto ainda consta o dead-link. Em breve todo este blog também estará migrado.”
Vamos ficar no aguardo!
Nova dica de material Básico sobre MapServer e i3Geo, disponível em:
http://andersonmedeiros.wordpress.com/2010/08/03/manual-i3geo-mapserver-pt/
Um Abraço!
Salvou um artigo que irei fazer com mapas temáticos no i3geo… abraços!