Integração do Kosmo GIS com Base de Dados PostGIS

Ao passo que novas versões dos softwares para Geotecnologias vão sendo desenvolvidas e disponibilizadas para a comunidade torna-se necessário atualizar tutoriais/publicações sobre os mesmos. Hoje e em algumas postagens futuras vou apresentar para vocês alguns casos de update motivado pelo motivo descrito acima. Começaremos com o caso da integração do Kosmo SIG, em sua versão 2.0.1 com uma base de dados PostGIS.

Este tutorial teve uma versão original em 2008, em PDF, que pode ser baixada clicando-se aqui.

CONEXÃO ENTRE KOSMO GIS E POSTGIS

A conexão ou integração entre o banco de dados geográfico e software de SIG permite a fácil manipulação das informações armazenadas e centralizadas na base.

Para realizar este procedimento, inicie o Kosmo GIS definindo o sistema de referência a ser utilizado considerando o que for mais adequado para seu caso.

1° PASSO: Clique no ícone Carregar Dados… (Carregar Dados...). Na janela que será aberta, escolha a opção Banco de Dados.

Selecione: Banco de Dados

2° PASSO: Preencha os campos de forma adequada, informando, por exemplo, o nome do banco de dados (neste exemplo: geocurso), nome de usuário e senha. Vale lembrar que 5432 é a porta padrão do PostgreSQL e o termo localhost significa que seu banco de dados está localizado em sua máquina local. Clique em Conectar!

Parâmetros

3° PASSO: No parâmetro Esquema escolha a opção public. Depois, selecione as tabelas com dados geográficos que você deseja visualizar no Kosmo GIS, informe a chave primaria (primary key) e clique em aceitar.

Integração do Kosmo GIS com Base de Dados PostGIS

Conforme ilustrado abaixo, visualizamos neste exemplo a tabela com informação sobre a drenagem principal do estado da Paraíba. Caso você queria fazer o download deste shapefile para importar para um banco PostGIS poderá fazê-lo clicando aqui.

Resultado da Operação

Como você notará, o que mais mudou para este procedimento desde a época em que o Kosmo estava em sua versão 1.1 (veja tutorial em PDF, publicado em 2008) foi a interface utilizada na integração entre os sistemas.

INTEGRAÇÃO DE BASES POSTGIS COM AMBIENTE SIG

É importante lembra que qualquer operação sobre a tabela que está sendo visualizada (exclusão de uma das entidades, por exemplo) é replicada na base de dados, no PostGIS. Por isso, CUIDADO!

O que acharam deste tutorial? Veja algumas postagens relacionadas com este tema:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

7 respostas

  1. Olá Anderson. Muito interessante este site.

    Estou começando a utilizar o Kosmo para suporte de manutenção da base de dados de geoprocessamento em conjunto com o postgis.

    Percebi que o Kosmo somente lê o Schema Public, mesmo tentando All Schemas.

    existe possibildade de conectar com outro esquema?

    será que é um problema desta versão

    1. Olá Geerli, como vai?
      Você está usando qual sistema operacional? Qual a versão do Kosmo? Portable ou instalada?
      Aparece alguma mensagem de erro?
      Abraço!

      1. Olá Anderson,

        Estou usando a versão Instalada 2.01, no windows7 com postgis1.5 postgresql
        8.4.
        Não aparece nenhuma mensagem de erro, apenas não carrega os demais schemas.

        Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: