A integração entre os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Banco de Dados Geográficos tem tido cada vez mais aplicabilidade nos estudos dos recursos hídricos. Veja um exemplo disso através do uso dos softwares livres gvSIG e PostGIS.
O artigo Desenvolvimento de um Banco de Dados Espacial para Estimativa do Escoamento Superficial Direto em Bacias Hidrográficas apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional estruturada para armazenar informações de uma bacia hidrográfica e realizar estimativas de precipitação efetiva.
No projeto, o método do número de curva do Natural Resource Conservation Service (NRCS) foi integrado a um banco de dados geográfico, por meio de consultas em linguagem SQL e Spatial SQL.
O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) escolhido foi o PostgreSQL, com seu módulo geográfico PostGIS. O gvSIG foi empregado como visualizador do banco de dados e para análise espacial.
A bacia hidrográfica do rio Atuba, na região metropolitana de Curitiba/PR, foi utilizada para a realização de testes de verificação das funcionalidades da ferramenta. Os resultados preliminares obtidos apontam para uma modelagem conceitual e lógica adequada.
Para ler na íntegra este trabalho elaborado Alexandro Gularte Schäfer, publicado no XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, acesse o link a seguir:
A ferramenta construída se mostrou capaz de quantificar o uso e ocupação do solo, calcular valores médios de impermeabilização e de outros parâmetros e estimar a precipitação efetiva na bacia hidrográfica, para um determinado evento de precipitação.
Veja nos links abaixo outras dicas relacionadas com o tema deste artigo:
Você tem algum artigo sobre aplicação das Geotecnologias e gostaria que divulgássemos aqui em nosso portal? Entre em contato!
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Leave a Comment