ArcGIS – Introdução ao Geostatistical Analyst

A extensão Geostatistical Analyst, do ArcGIS, oferece um amplo leque de ferramentas para a exploração de dados geográficos. Estrutura uma potente ponte entre a geoestatística e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permitindo modelar fenômenos geoespaciais, avaliar riscos e prever com grande precisão os valores dentro das áreas de estudo. Com esta extensão é possível analisar todos os dados da amostra, avaliar as incertezas, produzir visões únicas e criar superfícies interpoladas, para fomentar melhores tomadas de decisão.

PARA QUE SERVE A GEOSTATISTICAL ANALYST

Conforme explicado no próprio site da Esri, empresa proprietária do ArcGIS, com a Geostatistical Analyst podemos “criar superfícies a partir de medições de dados obtidos através de amostragem, dado que o levantamento total dos dados seria dispendioso ou mesmo impossível”.

Geostatistical Analyst

Em resumo, com esta extensão, você pode:

  • Visualizar, modelar e prever as relações espaciais;
  • Hiperligações dinâmicas de dados, gráficos e mapas;
  • Realizar interpolações geoestatísticas e determinísticas;
  • Avaliar modelos e previsões probabilísticas para quantificar os riscos.

DOWNLOAD DE MATERIAL SOBRE A GEOSTATISTICAL ANALYST

O Engenharia de Agrimensura José Ricardo Pitanga Negrão disponibilizou um material em português, bastante didático, de introdução ao Geostatistical Analyst. O arquivo PDF é uma adaptação do material original elaborado pela Esri, detentora dos direitos autorais.

Se você estiver enferrujado em estatísticas, o passeio através deste curso elaborado pode ser um pouco instável no início. Ao final de seus estudos através do conteúdo exposto, você estará mais confortável para criar superfícies geoestatísticas com diferentes métodos de Análise de Geoestatística:Geostatistical Analyst

  1. Inverso da distância ponderada;
  2. Polinomial Global;
  3. Local Polinomial;
  4. Funções de Base Radial e
  5. Krigagem.

Você será capaz de fazer escolhas abalizadas sobre as configurações dentro de cada método, e será capaz de avaliar e comparar os resultados finais.

Faça o download do arquivo, com 3,1 MB e 152 páginas (slides) a partir do link abaixo.

Queremos agradecer ao Ricardo Negrão por disponibilizar este rico conteúdo sobre o ArcGIS 9.x para nós. Nos links a seguir você pode ler outras produções do mesmo autor:

Ficamos aguardando seus comentários sobre esta dica de download gratuito.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

29 respostas

  1. Caro, Anderson.

    Estou tentando gerar um MDT através das Curvas de Nível, contudo ao tentar realizar a Krigagem, ele só lê shapes de pontos e polígonos, mas já vi um tutorial que a pessoal consegue fazer da forma que estou tentando.
    Alguma dica de como solucionar isso ou outro método para gerar um MDT.
    Grata,
    Amanda

      1. Quantas pessoas, custos, etc??? (Muzambinho, Poços de Caldas, Guaxupé entre outras cidades) Pode passar via e-mail. Obrigado!

  2. Boa tarde, Anderson, excelente material.

    Utilizo bastante o método da Krigagem, estou precisando saber o valor das áreas classificadas na minha Krigagem, queria exportar pra o formato shapefile e calcular em hectare cada polígono, tem como exportar o arquivo kriging gerado para shp? No aguardo, Fico grato!!

    1. Existe o comando Raster to polygon no Arcgis.

      Dessa forma tera o polígono da krigagem e poderá transformá-lo em projeções que possibilitam o cálculo de área.

  3. Primeiramente, muito bom o material, obrigada pela disponibilização.
    Existe algum link para download dos arquivos usados na apostila?
    Obrigada

  4. Anderson, o material de Geoestatística ainda está disponível para download? Não consegui baixar.

    Obrigada!

      1. Anderson, agora consegui.mas tive que mudar de navegador o internet explorer não abria, o Google Chrome já deu certo. Mto obrigada

        Abraços,

        Glaucielen

  5. Muito bom o material disponibilizado. Parabéns e obrigado por compartilha-los conosco.

  6. Olá Anderson Medeiros,
    você tem conhecimento se o Ricardo Negrão disponibiliza o material usado para a confecção desse excelente conteúdo?
    Obrigado!

  7. Você saberia informar se há algum curso online sobre programação no arcgis?

  8. Ola amigo você poderia me endicar algum livro bom que descorra sobre georreferenciamento, SIG, geodesico, sistemas de informações georeferenciadas, sensores, sistemas de imagens multiespectrais e de radar, satelites landsat alos palsar.
    Pode ser apostila também, mais que de uma aprofundada boa sobre esses assuntos.

      1. Boa noite Anderson! Quero fazer o curso de arcgis e geoprocessamento em Brasília o mais rápido possível. Você conhece empresas que façam o treinamento? Não consigo encontrar por aqui.

  9. Gostaria de Saber se pode me informar aonde posso fazer o Curso Arcgis. Estou precisando urgentemente. Obrigada!!!

  10. Muito obrigado por compartilhar esse material, certamente irá me ajudar em muito. Valeu mesmo !

      1. Boa tarde Sr. Anderson Medeiros.
        Pedia alguma apostila ou Tutorial que instrua a dar comportamento a um Geodatabase (Subtypes, relationship classes, topologies, criar atributes domain). *Base de dados Espaciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: