Você tem interesse em aprender mais sobre as aplicações do Geomarketing? Sabia que é possível desenvolver projetos neste nicho utilizando os recursos disponíveis em softwares livres e gratuitos para Sistemas de Informações Geográficas (SIG)? Iremos recomendar aqui a leitura de um significativo e recente artigo que aborda um exemplo onde foi empregado o programa open source gvSIG.
O que é Geomarketing? Também chamado de Marketing Geográfico, é uma abordagem ao que permite permite a análise das variáveis relevantes para o marketing através da visualização desses dados de forma espacializada. A seleção de um ponto comercial é fundamental para o sucesso de um empreendimento, a escolha da localização correta e o conhecimento do perfil dos clientes colaboram para garantir a sustentabilidade do pequeno negócio.
No artigo “O uso do gvSIG na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções“, o SIG foi utilizado no apoio à tomada de decisão da localização de uma região ideal para a abertura de novo empreendimento.
As análises espaciais foram realizadas através da seleção e cruzamento de dados de renda e demografia. O processo resultou em diminuir de 160 bairros para 3 localidades mais aptas, aumentando as possibilidades de êxito da loja.
O gvSIG foi utilizado na elaboração da análise do sistema de apoio à decisão, para a identificação das chamadas regiões ideais, obedecendo inicialmente as seguintes diretrizes comerciais:
Foi elaborado mapa de renda média a fim de selecionar consumidores de 1 a 3 salários mínimos e um mapa de densidade demográfica para selecionar os bairros mais populosos do município.
A base vetorial dos bairros da cidade no formato shapefile e os dados do Censo Demográfico foram inseridos no gvSIG. Depois se passou a realizar a geração do mapa de densidade populacional por bairro. O mapa mostra a divisão do município em 5 classes de demografia que variaram entre 73 e 47.062 habitantes por km². Isso possibilitou restringir de 160 para 8 bairros denominados “regiões alvo”.
Abaixo é possível verificar um preview destes dois mapas iniciais.
A análise preliminar foi elaborada em escala macro através do cruzamento de dados de renda vs. demografia, possibilitando restringir a busca da área geográfica ideal de 160 para apenas 3 bairros.
Para ler o conteúdo completo do artigo utilize o link abaixo. Obtenha agora mesmo este artigo publicado por Dionísio Costa Cruz Junior, Ismael Fiuza Ramos e Luiz Antonio de Almeida Melo durante a 5as Jornadas da América Latina e do Caribe de usuários de gvSIG.
Como mencionado na conclusão do artigo, o uso do SIG por meio do gvSIG no estudo pôde ser considerado muito satisfatório, pois agilizou o apoio à decisão da região mais apta para a instalação do pequeno empreendimento. Nos links a seguir você poderá ler mais matérias relacionadas com análise espacial e gvSIG.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Muito bom. Vou tentar desenvolver algo parecido aqui para a região de Maringá e oferecer como mais um serviço. Um abraço.
Ótimo artigo!.
Proposta super inovadora.
Abraços.
Muito bom Anderson!
Esse tipo de trabalho ainda é uma novidade.
Estou desenvolvendo um estudo de Geomarketing para uma clínica médica aqui em Belém. Gostaria de saber se você tem alguns artigos ou mesmo projetos que possam nortear as pesquisas nessa área.
Artigo interessante. Uma pergunta: existe algum trabalho envolvendo geomarketing que utilize outro tipo de software?
9 Comments