Home
Como Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais no QGIS
Como Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais no QGIS

Como Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais no QGIS

Você sabia que é possível dividir polígonos em partes iguais, ou seja, com o mesmo valor de área? Isso é muito útil, por exemplo, quando você vai trabalhar com produção de mapas em projetos de loteamento. Neste material você verá como realizar este procedimento no software QGIS.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO PRÁTICA

Imagine a situação onde o polígono abaixo representa a delimitação de uma propriedade rural. Suponha que você precisa dividir essa poligonal em 5 lotes de mesmo tamanho (áreas iguais). Como realizar este procedimento?

Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais

Para executar este processo vamos utilizar um complemento do QGIS chamado Split Polygon.

PLUGIN SPLIT POLYGON

Para instalar o plugin, acesse o menu Complementos → Gerenciar e Instalar complementos…. Depois, pesquise por Split Polygon e faça a instalação da extensão.

Instalar Plugin Split Polygon no QGIS

Depois de instalada, a ferramenta vai ficar disponível no menu Vetor → Split Polygon → Split Polygon.

DIVIDINDO UM POLÍGONO EM PARTES DE ÁREAS IGUAIS

Na janela que é aberta, primeiro defina a camada que será utilizada (neste exemplo, a camada se chama Fazenda Pedra Bonita).

Logo abaixo temos uma opção (Split only selected features) para marcar onde podemos, se assim quisermos, executar a operação apenas sobre feições selecionadas. Marcar essa opção vai ser útil quando na sua camada houver vários polígonos e apenas alguns deles que serão divididos. Neste tutorial não vamos marcar esta opção, até pelo fato de estarmos trabalhando apenas com uma feição na camada.

Note em Angle of splitting também que é possível definir um ângulo de inclinação para o corte do polígono, caso sua aplicação necessite disso por alguma razão. A angulação vai levar em consideração o Norte como ponto de partida.

Saiba como usar o QGIS para Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais

Por fim no parâmetro The way of splitting podemos definir o método da divisão do polígono. Podemos definir qual o tamanho da área que cada polígono terá (neste caso, ele vai gerar quantos polígonos forem necessários), pode-se optar também por fazer a indicação de qual percentual da área total cada polígono deve ter, usar a divisão em partes iguais (que foi o que usei neste passo a passo), ou ainda usar a divisão mantendo largura igual.

Logicamente, a opção a ser utilizada vai depender de sua aplicação. Não há receita de bolo. Após escolher o método, clique em OK. O resultado obtido usando a opção escolhida é ilustrado na imagem a seguir.

Tutorial: Como Dividir Polígonos em partes com Áreas Iguais no QGIS

O que achou do procedimento? Conseguiu realizar?

VÍDEO: COMO DIVIDIR POLÍGONO EM PARTES IGUAIS NO QGIS

Preparamos também um vídeo detalhado sobre este procedimento completo, inclusive ensinando como verificar os valores das áreas dos polígonos gerados.

Assista abaixo ou em nosso canal do Youtube. Por sinal, vale lembrar:

Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Leave a Comment

*

*