De acordo com o Glossário Geológico do IBGE (1999), fratura é a descontinuidade que aparece isoladamente em uma massa rochosa, não correspondendo nem a uma junta nem a uma falha. As fraturas são espacialmente identificadas através das informações de sua direção e mergulho de camada, que constituem a altitude do plano de fratura.Você já conhecia estes conceitos? Veremos neste tutorial como utilizá-los no ambiente do ArcGIS.
Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.
Leia Também: 100 Tutoriais em Português sobre o Software ArcGIS
É importante que tenhamos bem claros na mente os seguintes conceitos:
As camadas horizontais apresentam inclinação (ou mergulho) de 0º e as verticais de 90º. O mergulho é perpendicular à direção da camada.
A maneira de enunciar a direção é: “N” (Norte), seguido do ângulo formado entre a linha de interseção e a linha que aponta o norte, e seguido de “E” (Lestes) ou “W” (Oeste), conforme o quadrante para o qual essa linha está voltada. O mergulho é enunciado pelo ângulo seguido do quadrante. Ex.: 45 SW (PERONI, Rodrigo. Geologia Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003).
As informações de estruturas geológicas podem ser representadas tanto como pontos quanto linhas.
No caso dos pontos, a informação de direção e mergulho da camada deve ser representada considerando seu ângulo, de maneira que a informação seja corretamente interpretada.
Adicione o arquivo de ponto das estruturas no ArcMap e alterar a simbologia conforme padrão de geologia;
Observe que todos os pontos encontram-se na mesma direção.
Verifique se as informações de Mergulho e Direção de Mergulho encontram-se na tabela de atributos:
Na janela que se abre, na opção Rotation Points byAngle in this Field, marcar a opção da tabela de atributos que apresenta as informações de direção de mergulho (0º a 360º).
Os pontos serão rotacionados, cabe ao usuário inserir o Label correspondente à coluna com os dados de ângulo de mergulho (0º a 90º) e o dado será corretamente especializado no ArcGIS:
Resumindo o procedimento, temos:
O que vocês acharam deste material? Gostaria de pedir que deixassem seus comentários e, se desejarem, façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:
Leia outras dicas sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG):
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Muito Bom!
Parabéns à autora. Compartilhar conhecimentos faz parte do viver cidadão.
Obrigada Bernardo!
🙂
Adorei os tutoriais, eles de facto sao uma maravilha para quem trabalha com sigs. Parabens
Olá Anderson…
Utilizei a técnica para orientação de fotografias de relatório de campo, deu certinho.
Abraços.
Bruno.
Olá Bruno, estou tentando fazer exatamente isso, colocar a orientação de fotografias para um relatório técnico e não fica na direção correta, poderia me ajudar?
Que tipo de direcao da camada existe.
Olá Anderson ,
Gostaria de saber se existe uma ferramenta que inverte a direção de criação de uma polyline?
Ex: Uma polyline em direção a norte os números ficam, 1,2,3,4,5…
e quando direção Sul os números ficam ,5,4,3,2,1…usando o auto increment do Python.
Bom dia Anderson.
Você possui o arquivo de fontes da cprm para inserção dos símbolos?
Obrigado
Bom dia,
Tem como realizar este procedimento no QGIS? Revirei o programa, realizei várias tentativas e nada.
Muito bem elaborado está de parabéns
Quem tem noção zero sobre o assunto geoprocessamento tem direito de expressar a sua angústia após tentar entender o material? Achei difícil. Obrigado.
Tem como fazer no QGis? já procurei na internet toda e não encontrei…
16 Comments