Você sabe o que é um WFS? Este recurso pode ser muito bem explorado como uma grande fonte de dados geográficos sobre as mais diversas temáticas. Neste tutorial vamos explicar como acessar este tipo de informação através do QGIS.
Antes de seguir os passos neste tutorial, para entender as especificações do serviço WFS, recomendo que leia na íntegra os seguintes conteúdos:
De posse deste conhecimento, podemos iniciar os trabalhos de forma prática.
Acesse o menu ilustrado na imagem abaixo (Camada → Adicionar Camada → Adicionar camada WFS) ou clique no ícone correspondente na barra de ferramentas.
Neste exemplo estamos considerando que vamos criar uma nova conexão. Na janela Adiciona camada WFS de um Servidor clique na opção Novo.
Na janela Criar uma nova conexão WFS você deve informar os detalhes básicos da conexão, que consistem no Nome (que pode ser qualquer palavra que lembre de que se trata a integração com o serviço) e a URL do WFS.
Aqui estamos criando uma integração com o geoserviço oferecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A URL utilizada neste exemplo é a seguinte:
Na janela acima ainda é possível fornecer os dados de acesso (Usuário e Senha) para os casos onde o serviço requer autenticação para consumir dados restritos ao público em geral. Este não é o caso do WebService que estamos acessando. Por fim, clique em OK.
Depois de criar a conexão, clique em Conectar. Aguarde alguns instantes enquanto o QGIS faz contato com os servidores, neste caso, do IBGE.
Quando a lista de camadas disponíveis for carregada, basta clicar sobre as que forem de seu interesse e em seguida clicar em Adicionar. Note que há uma opção de filtro por palavra chave.
O resultado da operação pode ser visualizado no exemplo abaixo onde carregamos na tela do QGIS três camadas.
É muito importante lembrar que todas estas camadas poderão ser gravadas em seu computador em formatos vetoriais comuns, como o shapefile!
Conseguiu perceber o enorme potencial de aplicação deste recurso na aquisição de dados geográficos? Você sabia da existência desta possibilidade? Não deixe de ver também as seguintes dicas relacionadas:
Por favor, deixem seus comentários. É muito importante o feedback de vocês sobre o conteúdo que temos publicado em nosso portal.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Parabés, Anderson, pelo post. De fato muito útil e irá otimizar o processo de trabalho na busca por dados geográficos. Já sabia da potencialidade do WFS, mas, ainda não sabia como fazê-lo funcionar o QGIS. Fico muito animado com a combinação de softwares e serviços gratuitos.
Deixo apenas uma provocação para que você pense na possibilidade de criar um post com alguns outros seviços, como este apresentado neste, para que possamos aumentar a gama de opções de dados geográficos.
Abraços e parabéns pelo trabalho!
Olá Anderson, tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo site, muito instrutivo e eficiente para quem está na área das geotecnologias.
Gostaria de saber onde posso encontrar mais servidores de WMS? Outros Institutos/Órgãos públicos possuem tal base assim como o IBGE?
Abraço.
Anderson, Gostaria de saber como publicar um serviço de WSF pelo Geoserver com configuração de Login e Senha. Versão do Geoserver 2.14.1.
5 Comments