Há cerca de uma semana foi lançado nos Estado Unidos o Google Map Maker (No Brasil está disponível desde 2008, mas não é muito divulgado). Trata-se de um serviço criado pelo Google para expandir e melhorar a cartografia do Google Maps.
Em países como o Brasil, as informações como estabelecimentos, nomes de rios, ferrovias, estradas e até de pontos turísticos dos mapas não foram disponibilizadas pelos governos locais. Dessa forma, para resolver o problema de mapeamento nestas situações, o Google resolveu criar esta ferramenta colaborativa onde os próprios usuários inserem pontos de seu bairro, cidade ou estado.
É interessante que, segundo noticiado pelo excelente site Olhar Digital, é possível até ganhar certos brindes do Google dependendo do nível da colaboração dada pelo usuário. Um bom incentivo para participar, não acha?
Confira o vídeo de divulgação do Google Map Maker.
Como colaborar com o Google Map Maker? É fácil! É necessário ter uma conta Google e adicionar um novo elemento. É preciso usar um marcador para indicar/representar um ponto de interesse específico, como um equipamento público ou uma empresa, ou até desenhar uma linha que represente uma estrada, um rio ou algo do tipo.
O que acharam desta novidade? Já conheciam este serviço? Deixem seus comentários, eles são muito importantes!
Siga @ClickGeo e fique por dentro de todas as novidades do universo das Geotecnologias.
]]>Muito bom, Anderson!
Eu não sabia que estava disponível para o Brasil desde 2008…
A google tem uns produtos muito interessantes na questão do mapeamento.
Parabéns por mais um ótimo artigo, Anderson!
Eu já conhecia o Google Map Maker a um bom tempo, e venho acompanhando ele desde então. Meu único “senão” é quanto ao uso que podemos fazer dos dados ali compartilhados. Podemos até inserir, de uma forma ou de outra, esses dados em nossos trabalhos, mas a política de uso dos dados disponibilizados pelo Google é bem restritiva.
Prefiro compartilhar meus dados e levantamentos com um projeto que segue a filosofia Open Source: o OpenStreetMap (http://www.openstreetmap.org). Todos os dados compartilhados podem ser utilizados por qualquer pessoa, de uma forma realmente livre!
Outro projeto interessante é o Tracksource (http://www.tracksource.org.br/), que disponibiliza gratuitamente mapas para serem usados nos gps (montados de forma colaborativa pela comunidade ligada ao projeto).
A cerca de um mês atrás eu publiquei um video tutorial sobre como usar o Google Map Maker.
Confiram o vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=pwxIPLuXr_s
ola… estou adicionando dados no google maps maker, mais meu usúario aparece como anônimo sempre quando adiciono novas ruas e lugares mesmo estando logado, pq será q isso acontece ????
Esse problema ja foi resolvido, mais agora uma duvida.
Ao adicionar ruas, nos cruzamentos como fazer para interseçoes nao esta dando certo fazer o ligamento pq sera?
Thanks!
[…] Anderson Medeiros […]
Ótima ferramenta. Sabemos que o Google Maps possuem vários erros de mapeamento, essa ferramenta é uma excelente oportunidade para editar os possíveis erros e até adicionar novos mapeamentos através da imagem satélite que o google fornece. Eu mesmo acabei de marcar um ponto, como teste. Parabéns pela postagem, Anderson.
Prezado Anderson,
Ficar-te-ia muito grato se me ensinasse a alterar nome de empresa apresentado pelo GOOGLE MAP….coloque no meu site o endereço RUA DELMIRO GOUVEA 1281, CASA 3…E JÁ CONSTA NESTE ENDEREÇO OUTRA EMPRESA QUE NAO MAIS EXISTE…COMO FAZER PARA ALTERAR….O NOME DA EMPRESA E POR A MINHA Moro em Fortaleza…
ANTEICPO MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS
LUCIO PINHEIRO
CONSULTOR FINANCEIRO
20 Comments