E-book: Cartografia, Incêndios e Software Livre

Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Open Source

Os softwares livres de Geoprocessamento tem conquistado, em especial nos últimos anos, um espaço de grande confiança em vários nichos de atuação das Geotecnologias que antes eram dominadas exclusivamente por ferramentas proprietárias, comerciais. Uma publicação que destaca isso tem o título Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Open Source.

CARTOGRAFIA COM OPEN SOURCE APLICADO AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

O material, de autoria do português Pedro Nuno Gomes Venâncio, foi publicado em 2010. Como já citado, o título do trabalho é Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Software Open Source. No total, o arquivo PDF tem 41 páginas de rico conteúdo metodológico que pode ser aplicado em diferentes partes do mundo.

O objetivo do trabalho foi demonstrar a capacidade dos aplicativos open source de SIG, também conhecidos pela sigla FOSS4G, para elaboração de Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios e Planos Operacionais dos Municípios.

Em termos de programas computacionais foram utilizados nos estudos desenvolvidos os seguintes: QGIS, GRASS, gvSIG com extensão Network Analysis, FWTools, PostgreSQL e PostGIS, GeoServer, OpenLayers e MapFish Client, GIM e OpenOffice.

DOWNLOAD: GEOTECNOLOGIAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS

Dentre os destaques que você poderá encontrar no sumário da obra estão as explicações metodológicas sobre a importação de dados para o GRASS, aplicação de Modelos Digitais de Terreno (MDT), cálculo de probabilidade, susceptibilidade, periculosidade, vulnerabilidade e valor econômico e de risco.

Obtenha sua cópia do material a partir do link abaixo:

  • E-book: Cartografia de Risco de Incêndio Florestal com Software Open Source

A licença da obra permite que outros misturem, adaptem e utilizem a obra em outros trabalhos, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original e que licenciem as novas criações em termos idênticos ao indicado em sua página dois.

Como dica adicional, acesse também os seguintes conteúdos que falam sobre este mesmo trabalho: QGIS e Cartografia de Perigosidade e Risco de Incêndio Florestal em Portugal e Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica.

E veja também estas outras matérias sobre aplicações relacionadas do Geoprocessamento:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: