Comparativo entre Softwares Livres de SIG

Softwares Livres de SIGVocê fica na dúvida quanto a qual software de Geoprocessamento utilizar em seus projetos? Diante de tantas opções, como saber qual programa pode ter um melhor desempenho? Iremos indicar aqui uma excelente fonte de leitura, uma publicação recente, sobre este assunto, com foco em um comparativo entre aplicativos open source para Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

COMPARAÇÃO ENTRE FERRAMENTAS DESKTOP GIS

Em outubro de 2013 foram realizadas as 5as Jornadas da América Latina e do Caribe de usuários de gvSIG. Nesta ocasião, foi apresentado e publicado um trabalho que chama a atenção de todos os usuários de programas open source para SIG.

Juan Sebastián González Sanabria e Gustavo Cáceres Castellanos, docentes da Universidad Pedagógica e Tecnológica da Colombia, prepararam o artigo cujo título original é “Comparativa de Herramientas GIS Desktop – Caso de Estudio: Planes de Ordenamiento Territorial

Comparativo entre Softwares Livres de SIG

No artigo é realizada uma comparação entre diversas características, funcionalidades e desempenho dos seguintes programas de SIG: Kosmo, gvSIG, QGIS, uDig, Saga, OpenJump e GRASS.

Foram avaliados, entre outros, os seguintes parâmetros de cada aplicativo: Funcionalidade, fiabilidade, usabilidade, eficiência, adaptabilidade e portabilidade. Cada um desses aspectos são conceituados no artigo e, conforme reproduzido na tabela abaixo, recebeu um peso ou nível de importância. Também foi definida uma gradação quantitativa e qualitativa para eles:

Escala de Ponderação

Comparativo entre Softwares Livres

Os quadros a seguir ilustram o resultado da análise comparativa entre os softwares citados anteriormente. Os primeiro apresenta as “notas” em cada parâmetro avaliado e o segundo a “nota final” de cada programa. Veja e tire suas conclusões:

Comparativo entre Softwares Livres de SIG

Resultado Final da Comparacao

DOWNLOAD DO ARTIGO COMPLETO

Para ler na íntegra os comentários dos autores sobre a metodologia utilizada na comparação, bem como sobre os resultados alcançados nela, faça o download do artigo a partir do link abaixo:

O que você achou das conclusões do artigo? Era de alguma forma previsível? Ficaremos aguardando seus comentários sobre isso.

Recomendamos ainda que leia as seguintes publicações de nosso site que estão relacionadas com essa temática aqui abordada:

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: