Como criar um Esri Personal Geodatabase

Criar um Esri Personal Geodatabase

Este tutorial é uma introdução à temática dos Bancos de Dados Geográficos utilizando um Esri Personal Geodatabase. Esta estrutura, o Geodatabase (GDB), é um banco de dados relacional que armazena dados geoespaciais. Entre as vantagens de usar um GDB em vez de arquivos individuais como o shapefile está o gerenciamento de dados forma centralizada, mas esta é apenas uma das possibilidades oferecidas por este recurso.

CRIAR E IMPORTAR DADOS PARA UM GEODATABASE

Nas explicações a seguir explicaremos desde como criar um Personal Geodatabase, visualizar sua estrutura e como inserir dados geográficos neste banco gerado. Recomendamos que veja também, sobre esta mesma temática, as seguintes dicas:

Para começar o procedimento, abra o ArcCatalog. Para isso, acesse o menu Windows → Catalog.

Depois que a janela for aberta, clique no ícone Connect To Folder, conforme mostrado na imagem. Este passo serve pra integrar/conectar o ArcCatalog com um diretório disponível no Windows Explorer.

Esri Personal Geodatabase

Navegue até a pasta onde você deseja criar o GDB, conforme ilustrado abaixo. Depois, clique em OK.

Esri Personal Geodatabase

Abaixo visualizamos como a pasta em C:\DadosTutorial\GEO conectada. Será lá que criaremos nosso GDB.

Esri Personal Geodatabase

Clique com o botão direito do mouse sobre o caminho da pasta onde o GDB será armazenado. Escolha respectivamente as opções New → Personal Geodatabase.

Esri Personal Geodatabase

Na tela a seguir podemos ver o GDB criado, já renomeado para o nome que escolhemos, GEODB_ClickGeo.mdb.

Note que esta extensão do arquivo *.MDB é um formato nativo do Access, que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) da Microsoft.

Criar um Esri Personal Geodatabase

A imagem a seguir mostra o arquivo criado na pasta, visualizado no Windows Explorer.

Criar um Esri Personal Geodatabase

Com um duplo clique sobre o arquivo GEODB_ClickGeo é possível abri-lo no Access (caso tenha ele instalado em sua máquina). Vale lembrar que até este ponto seu GDB, embora criado, está vazio, sem conteúdo.

Criar um Esri Personal Geodatabase

Agora vamos importar dados para nosso Geodatabase. No ArcCatalog, navegue até a pasta onde estão os dados que você deseja importar. Neste nosso exemplo, nosso arquivo de interesse está no diretório Vetor.

Criar um Esri Personal Geodatabase

Vamos fazer a importação de um shapefile com a divisão política do mundo em países (mapa-múndi). Para isso, clicamos com o botão direito sobre ele e escolhemos as seguintes opções, respectivamente:

  • Export To Geodatabase (single)…

Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados

Na janela Feature Class to Feature Class indique a camada de entrada. Além disso, em Output Location clique no símbolo de pasta para poder procurar a localização do seu GDB vazio.

Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados

Navegue e marque o arquivo criado nos passos anteriores. Clique em Add.

Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados

Antes de clicar em OK ainda é possível escolher um nome para as feições de saída. Finalize o processo.

ArcGIS: Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados Geográficos

Como você pode observar, a imagem abaixo traz a visualização da camada (geometria) e sua localização já inserida no GDB.

ArcGIS: Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados Geográficos

Por fim, abrindo novamente o arquivo *.MDB no Access é possível agora visualizar informação sobre a camada MUNDO, inclusive seus dados alfanuméricos.

ArcGIS: Criar um Esri Personal Geodatabase e Importar Dados Geográficos

Gostou da dica? Leia mais sobre a tecnologia envolvendo o software ArcGIS. Por exemplo, temos estas postagens:

Logo teremos outros materiais sobre o ArcGIS suas aplicações. Aguardamos seus comentários. Eles são importantes para mensurarmos sua opinião sobre nosso conteúdo.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: