Recentemente ministrei um curso online de introdução ao MapServer, numa parceria com a GEOCURSOS (em breve novas turmas serão abertas). Um dos alunos me enviou um e-mail com dúvidas sobre alguns arquivos executáveis (aplicativos) que se encontram dentro da estrutura de diretórios criados a partir da instalação do pacote MS4W. Como esta deve ser uma dúvida comum entre os usuários iniciantes, resolvi publicar aqui em nosso sitea explicação.
Para que serve o pacote MS4W? Seu objetivo é permitir a usuários de MapServer de todos os níveis instalar rapidamente um ambiente de trabalho para o desenvolvimento de aplicações webmapping no Windows.
A grande vantagem de utilizar o MS3W é que já vem tudo pré configurado, ou seja, todas as dependências do Mapserver já vêm instaladas.
O MapServer não interpreta diretamente dados geográficos. Isto só é possível através da configuração do mapfile, que é um arquivo onde são definidas todas as características contidas num shapefile ou outro tipo de dado geoespacial (inclusive banco de dados) para que o servidor de mapas possa interpretar o conteúdo.
Além do mapfile, existem outros arquivos executáveis (*.exe, no SO Windows) que possuem uma função própria. Veja abaixo alguns comentários sobre os principais deles:
Achei muito pertinente essa dúvida enviada pelo participante do curso online de MapServer. Concordam? Mostra o interesse em se entender o que há por trás da estrutura do programa com o qual se está trabalhando. Realmente é de grande importância não se trabalhar com o software apenas de forma mecânica.
Quer ler mais sobre o MapServer? Recomendo também:
O que acharam desta dica? Aguardo seus comentários.
Leave a Comment