Análise Espacial do IDHM do Semiárido com QGIS e Sistema R

Análise Espacial do IDHM do Semiárido com QGIS e Sistema R

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é um indicador que permite conhecermos a realidade dos municípios brasileiros. Hoje apresentamos para vocês um interessante artigo sobre Análise Exploratória de Dados Espaciais. O software QGIS teve destaque no trabalho.

QGIS E ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS GEOGRÁFICOS

Você já conhece bem o QGIS? Quero aproveitar a oportunidade para convidar você para participar do Workshop Online de Geoprocessamento com Software Livre. O evento é 100% Gratuito e o QGIS terá grande destaque. Você pode fazer sua inscrição na página disponível no link do banner abaixo.

No artigo Análise Espacial do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal na Região Semiárida Brasileira, os autores procuraram descrever e visualizar distribuições espaciais, descobrir padrões de associação e identificar aglomerados e situações atípicas nos dados de IDHM do Semiárido.

Os resultados apresentados no trabalho mostram que existe autocorrelação espacial no IDHM. Foram identificados clusters de altos e baixos valores com padrões de agregação diferentes.

Análise Espacial do IDHM do Semiárido usando o QGIS

Todo o trabalho foi realizado usando Softwares Livres. A estatística descritiva e os testes de normalidade foram realizados no sistema R e as atividades de Geoprocessamento no QGIS. A análise exploratória espacial foi feita no GeoDA.

No material você encontrará ainda explicações sobre Índice Global de Associação Espacial (Índice de Moran I), Índice Local de Associação Espacial (LISA), gráfico de Espalhamento de Moran, entre outros conceitos importantes neste tipo de análise.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE ANÁLISE DE DADOS

Recomendamos fortemente que você baixe o artigo e faça a leitura da metodologia aplicada na íntegra. O conteúdo é de excelente qualidade.

Para fazer o download do arquivo PDF deste artigo clique no link abaixo:

  • Download: Análise Espacial do IDHM do Semiárido com QGIS e Sistema R

Aproveito para parabenizar aos autores do artigo: Hélder Gramacho dos Santos, José Antônio Moura e Silva e José Luiz Portugal.

O trabalho foi publicado no V Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (realizado em 2014) e também na Revista Brasileira de Geomática, em 2015.

Aproveito para indicar a leitura também dos seguintes materiais:

O que achou desta dica? Por favor, deixe seu comentário sobre este post!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

2 respostas

  1. como realiza esse procedimento? estive procurando alguns tutoriais, mas nada encontrado sobre ele no QGIS ou mesmo integrado ao Sistema R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: