Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como fazer um Buffer no Software QGIS

Como fazer um Buffer no QGIS

Este tutorial trata de um dos processos mais usuais em análise espacial, a criação de uma área de influência, que em geral é chamada de Buffer. Este procedimento é muito útil, por exemplo, em estudos ambientais para geração de Áreas de Preservação Permanente (APP).

GERAÇÃO DE BUFFER NO QGIS

O caminho que iremos ensinar neste tutorial para geração de buffer não é o único método disponível no QGIS. No fim dessa matéria você encontrará links para outros materiais relacionados com este tema.

No presente exemplo temos duas camadas vetoriais. Uma delas é formada pela representação das quadras de um bairro e a outra apresenta a localização de 20 feições pontuais, as quais estão simbolizando focos de dengue.

Suponha que após um determinado estudo foi percebida a utilidade de definição da zona de influência de 150 metros em torno de cada um desses focos. Esta é nossa atividade aqui proposta.

QGIS: Dados Geográficos

Para começar, acesse o menu Vetor → Geoprocessamento Buffer (s)….

Fazer um Buffer com QGIS

Na janela que será aberta informe qual a camada que será usada como base para criação do buffer. Vale lembrar que o vetor escolhido pode ser do tipo ponto, linha ou polígono. Para este exemplo, selecionamos a camada Focos.

A opção Segmentos para aproximar serve para definir a suavização das bordas do polígono do buffer gerado. Quanto maior o número indicado mais suavizadas serão os vértices deste polígono o aproximando de um círculo. Neste tutorial deixamos o valor padrão, que é 5.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA Distância do Buffer será de 150 metros neste exemplo. Note que é possível indicar o valor do buffer a partir de uma coluna da tabela de atributos que pode ser apontada através do recurso Campo de distância do buffer.

Por enquanto, não vamos selecionar a opção Dissolver resultados do Buffer, que será apresentada na segunda parte deste tutorial. Escolha onde será gravado o arquivo resultante e seu nome, e depois clique em OK.

Como fazer um Buffer no QGIS

A imagem abaixo representa o resultado da operação utilizando os parâmetros empregados na figura acima. Perceba que neste exercício foi criado um buffer para cada uma das feições da camada Foco. Sobre isso, fique atento a segunda parte de nosso tutorial.

Como fazer um Buffer no Software QGIS

Vamos acessar novamente o mesmo menu indicado antes. Na janela mostrada abaixo, Buffer (s), a única alteração nos parâmetros em relação ao que foi apresentada na parte inicial deste passo a passo foi que selecionamos a caixa da opção Dissolver resultados do Buffer.

Grave um novo arquivo clicando em OK.

Como fazer um Buffer no Programa QGIS

Em conclusão, veja que desta vez, devido a opção que marcamos há pouco, as 20 feições pontuais foram usadas como base para criar um único polígono de buffer, onde as fronteiras entre elas foram dissolvidas.

Como fazer um Buffer no Software Livre QGIS

O que achou desta dica? Este tutorial foi útil para você?

Deixe seus comentários e confira as seguintes dicas relacionadas com nossa matéria de hoje:

Logo teremos outras dicas sobre o QGIS, seus usos e aplicações.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades