Este tutorial ensina um dos métodos disponíveis no ArcMap para geração de um buffer. Esta operação é muito útil quando se deseja determina zonas de influência, Áreas de Preservação Permanente (APP), entre outros tipos de aplicação em variados nichos.
Iremos ensinar aqui um caminho simples e rápido para criação de buffer no ArcGIS. Imagine uma área onde foram instaladas 16 paradas de ônibus e que uma determinada normativa da prefeitura exija que haja pelo menos uma parada de ônibus à cada raio de 200 metros.
A geração de áreas de influência que tenham a abrangência indicada na norma nos ajudarão na análise de se a exigência está sendo atendida.
Para isso acessamos o menu Geoprocessing → Buffer.
Será aberta uma janela chamada Buffer. Indique qual será a camada de entrada e onde serão gravadas as feições geradas no processo.
Um detalhe interessante e importante é que podemos definir a unidade usada para definição do raio. Neste exemplo estamos usando o valor de 200 metros, conforme destacado na figura.
Note que é possível dissolver as feições através do parâmetro Dissolve Type, que é opcional. Nas duas imagens a seguir mostramos o resultado da operação dissolvendo ou não os polígonos dos buffers, respectivamente.
O que achou deste tutorial? Simples, não é? Recomendamos a leitura das seguintes dicas adicionais:
Logo teremos novos tutoriais sobre o ArcGIS.
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.
Leave a Comment