Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você conhece estes softwares livres para SIG?

Como os leitores deste blog sabem, sempre costumo publicar sobre softwares livres para Geoprocessamento em seus vários segmentos e certos destes programas acabam ganhando mais destaque, por vários motivos. Por exemplo, no que refere a softwares para SIG você encontrará aqui no blog matérias sobre o gvSIG, Kosmo GIS, Quantum GIS, Spring, TerraView, GRASS e uDig.

Entretanto, você talvez deve ter notado que os três primeiros programas citados acima recebem um destaque bem maior (em número de tutoriais e outras matérias), não só aqui, mas em outros endereços da internet que tratam do mesmo tema. Já observou isso?

A realidade é que aqueles não são os únicos softwares de SIG com código aberto e/ou de uso gratuito. Muitos programas com a mesma finalidade e de excelente qualidade têm passado como que despecebidos aos olhos dos usuários. Nesta postagem vamos apresentar alguns deles.

O que acha de publicar nos comentários sobre se já conhecia e/ou utilizou estes programas, como foi ou tem sido sua experiência, etc? Gostaria de ver mais tutoriais sobre eles aqui no blog em 2012?

_____________________________________________________________

DIVA-GIS

Nome: DIVA-GIS

Site: http://www.diva-gis.org/

É um desktop GIS que favorece uma utilização bastante intuitiva. Um programa ideal para se trabalhar em projetos de mapeamento e análise de dados de biodiversidade como a distribuição das espécies através do módulo BIOCLIM. Também oferece interessantes e poderosas ferramentas para trabalhos com dados oriundos de sensoriamento remoto e análise de parâmetros físicos do território, e análise de expansão urbana.

Link Relacionado:

_____________________________________________________________

MapWindow

Nome: MapWindow Site: http://www.mapwindow.org/

Por enquanto este programa está disponível apenas para o sistema operacional MS Windows. Possui plugins para operações espaciais comuns realizadas em projetos de Geoprocessamento (Buffer, Merge, Clip, etc) e é amplamente utilizado para modelagem hidrológica e delimitação de bacias hidrográficas. Um das funcionalidades implementadas mais recentemente foi o acesso a dados originários de webservices geográficos com suporte aos padrões OGC.

Links sobre o MapWindow: _____________________________________________________________

SAGA GIS

Nome: SAGA GIS Site: http://www.saga-gis.org/

SAGA significa System for Automated Geoscientific Analyses. Possui uma API para processamento de dados geográficos que facilita a implementação de novos algoritmos. Está disponível para plataformas Linux e Windows e oferece suporte a dados vetoriais, raster e tabulares.

Links sobre o SAGA GIS: _____________________________________________________________

ILWIS

Nome: ILWIS

Site: http://www.ilwis.org/

O Integrated Land and Water Information System era um programa proprietário mas se tornou open source no ano de 2007. É um software de SIG completo que congrega dados vetoriais e matriciais com a possibilidade de análise espacial e processamento de imagem.

Links sobre o ILWIS:

_____________________________________________________________ vscenegis Nome: VSceneGIS Site: http://vscenegis.com/

Lançado recentemente, apresenta funções de processamento, análise espacial, edição de dados geográficos. É distribuiído sob a licença GNU/GPL. Esta plataforma,  tem como base o projeto Visual Scene desenvolvido entre 1997 e 2004 por Antonio Piña Valls. Integram esta plataforma um software Desktop e um API para desenvolvimento e customização de aplicações GIS.

Não encontrei um único tutorial sobre ele, em português, na internet. Você conhece algum? Realmente chegou a hora de darmos mais atenção a este programa, concordam?

_____________________________________________________________

O que vocês acharam desta postagem? Gostaria de sugerir algum outro programa menos conhecido para incluirmos nesta lista? Deixem seus comentários! 😀

Siga nosso Twitter [@ClickGeo] e curta nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo] para se manter atualizado sobre o universo das Geotecnologias!

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades