Home
Softwares Livres para CAD
Softwares Livres CAD

Softwares Livres para CAD

Softwares Livres CAD

Muitos ainda confundem os conceitos que constituem a diferença entre um software de CAD e um software de SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Você entende a diferença? Em resumo, os programas de CAD são focados em ferramentas para desenho. Aqui iremos apresentar uma definição de programas de CAD e indicar alguns programas open source ou gratuitos deste nicho.

O QUE É UM SOFTWARE DE CAD

A própria sigla CAD  destaca o objetivo do software. Ela vem do inglês computer-aided design, que significa desenho auxiliado por computador. Para entender as características dos programas para SIG, leia a seguinte matéria:

Os nomes mais comentados no universo CAD são ainda de softwares proprietários, principalmente o AutoCAD e o MicroStation. Mas isso logicamente não significa que são as únicas boas opções existentes.

DraftSight

Esta postagem é fruto de uma sugestão do leitor Arlindo Corrêia que publicou em uma das postagens um comentário indicando algumas das soluções livres e/ou gratuitas para CAD com as quais ele tem mais contato. Vamos conhecer as principais alternativas neste sentido.

1. QCAD

QCAD

O QCAD é um dos mais conhecidos softwares gratuitos para CAD. Seu projeto começou em outubro de 1999, mas como o Arlindo comentou, anda um tanto estagnado. Já fiz uma breve apresentação sobre ele nesta postagem.

O programa está disponível para as plataformas Linux, Mac OS, e Windows. A versão para Linux é totalmente gratuita podendo ser executada livremente. Já a versão para Windows é encerrada a cada seção de 10 minutos (com um certo limite máximo de seções de uso).

A geração e reconhecimento de arquivos DXF ocorre sem maiores problemas. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (em português).

2. LIBRECAD

LibreCAD

O LibreCAD é distribuido sobre os termos da licença GNU/GPL. Ele gera, suporta e permite alterações em diferentes formatos de arquivos CAD em 2D. Ele é baseado no já citado QCAD. Apesar de ser um projeto bem recente, ainda em suas primeiras versões, o LibreCAD está disponível já em diversos idioma. A comunidade é bastante ativa e seu desenvolvimento vem se mostrando consistente. Mais detalhes e download na página oficial.

3. DRAFTSIGHT

O DraftSight é o último de nossa lista. Este não é open source mas é de uso livre, gratuito. Recentemente teve sua versão para sistema Linux liberada.  Trabalha com arquivos DWG e DXF e gera produtos diretamente em PDF.

Você pode baixar o DraftSight no site oficial, clicando aqui. Já neste PDF você pode encontrar informações sobre os requisitos para instalação no linux. A interface pode ser configurada para o português.

Recomendo que leia também o artigo Qual é o melhor CAD livre? Escrito por Rodrigo Rodrigues da Silva.

Vocês já conheciam todos estes programas? Conhece outro software de CAD livre e/ou gratuito que poderia entrar na lista? Deixem seus comentários.

Também não deixem de conhecer o Dxf2xyz, um interessante conversor de dados altimétricos no formato CAD para texto.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Tags:

59 Comments

  • Parabéns pelo conteúdo Anderson. Essa é uma lacuna que aos poucos vai sendo preenchida e as opções que surgem são cada vez melhores. Abraços

    • Olá Arlindo! Muito obrigado, mais uma vez por sua indicação que gerou este post.
      Aproveito para incentivar os demais visitantes para fazer seus comentários com sugestões de temas.
      Abraço!

  • Rodrigo Carvalho disse:

    Otimas dicas pra quem quer sair da pirataria.

  • Virgilio Pinto disse:

    Bom dia, Não comsigo imprimir no DraftSight, É uma limitação do programa ou é só uma questão de configuração?
    Um Abraço,

  • E. Silva disse:

    Olá. Descobri este site numa busca sobre o LibreCAD e verifiquei que aqui há muito material para pesquisa. Estarei sempre o acompanhando. Obrigado e parabéns pela iniciativa.

  • interessante o post, nunca tinha ouvido falar em um software livre para CAD, vou procurar saber mais

  • Boas, Pessoal
    Agora tem mais um, e este é mesmo muito bom e livre “SOLID EDGE 2D”
    http://www.cadflow.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=115

    • Obrigado pela dica Virgilio, eu não conhecia este programa.
      Notei que no link que você passou a noticia é de 2009, mas vou pesquisar mais sobre esse programa.
      Forte abraço e agradeço pelo comentário bem oportuno.

  • galvarezhn disse:

    Perhaps the Open SIG Software is very mature, even better than the privative, the CAD is so far to be.

  • Sheila Figueiredo disse:

    Anderson, socorro!
    Por favor, me ajude, na hora de salvar em PDF, usando Draftsight, dá mensagem Erro de PDF 2001c. O q faço?
    Sheila Figueiredo

    • Anderson Medeiros disse:

      Sheila, recomendo que você instale o aplicativo gratuito PDF Creator [http://pdfcreator.softonic.com.br/]. Assim a exportação deve dar certo. Abraço!

  • paulo cunha disse:

    Bom dia.
    Queria saber se o soft ZWCAD da QiCAD se vale a pena comprar,se é bom.
    Obrigado.
    Aguardo resposta.
    Paulo Cunha.

    • Paulo,
      Sinceramente não conheço estes programas ao ponto de poder fazer uma avaliação.
      Abraço!

    • Jorge Campelo disse:

      Sobre as ferramentas questionadas, depende de sua objetivo de uso, conheço a ZWCAD é uma ferramenta, relativamente estável e diria bastante parecida ao AutoCAD no critério interface e comandos com algumas ressalvas porem, porem não saberia dizer sobre a robustez (capacidade de manipulação de grande quantidade de dados vetorias) desta ferramenta pois fiz análises da mesma para fins básicos, porem analisando custo beneficio e suporte é uma opção interessante.
      Espero ter ajudado.
      Parabéns ao Anderson Medeiros pelo Site é um dos melhores na categoria.
      Jorge Campelo

  • Prezado Anderson,
    Antes de mais nada,parabéns peço site. Boas matérias e dicas. Aproveitando-me da ocasião,como trabalho com vetorização de dados cartográficos para construção de bases urbanas para SIG e com tratamento de imagens raster e de satélites,gostaria de saber se existe programa stand-alone para esta finalidade já que o top (AutoDesk Raster Design) trabalha “debaixo” do AutoCAD.
    Um abração.
    Artur Fonseca

  • Jorge Campelo disse:

    Olá Anderson se puder de uma olhada na ferramenta “Solid Edge 2D Drafting” desenvolvida pela Siemens ferramenta bem simples pode ser encontrada neste endereço(http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/products/velocity/solidedge/free2d/index.shtml) testei e bem simples se assemelha em seu uso ao Microstation versões mais antigas, a interface é bem limpa e intuitiva.
    Vale a pena dar uma olhada.
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  • Julio Cesar disse:

    Já viu o NanoCad,….

  • bruno disse:

    Olá Anderson, por favor me ajude a entender uma coisa. Quando você diz: “software gratuito” quer dizer exatamente o que?
    A origem da minha dúvida não é se preciso pagar para usar para fins pessoais, mas se posso comercializar projetos desenvolvidos nessa ferramenta.
    Queria entender se eu desenvolver um projeto no draftsight, e vende-lo para meu cliente, não precisarei pagar por isso.
    Grato

  • Eduardo disse:

    Bom dia Arlindo
    sabe aonde posso encontrar algum software para desdobramento de caldeiraria alem do caldsoft que seja gratuito (obrigado)

  • Ricardo Godoy disse:

    Olá Anderson! Eu, após ter lido aqui sobre o Draft Sight, resolvi baixa-lo. Eu usava uma versão do Autocad com tapa-olho, perna de pau, gancho e papagaio no ombro (Se é que me entende). Um dia, ela resolveu não funcionar mais. Eu tinha urgência por conta do trabalho e pesquisando, achei este site e sua dica do Draft Sight. Fiquei bem entusiamado. Ele é bem semelhante ao Autocad. É claro, não idêntico, mas muito parecido, inclusive nos comandos. Uso mais linha de comandos. O leitor que desejar baixar o Draft Sight, com um pouquinho de boa vontade e paciência, não sentirá falta do Autocad. E ele lê até arquivos das ultimas versões do Autocad. Estou usando na empresa que eu trabalho. O melhor, sem “tapa-olho”! Valeu pela dica.

    • Jorge Campelo disse:

      Realmente o Draft é muito bom se usarem a versão em Ingles melhor ainda, porem existem algumas peculiaridades mas nada que não viabilize seu uso.
      Fez uma ótima escolha Ricardo.

      • José Victor disse:

        Olá,
        Instalei o DraftSight para no windows XP. Contudo, o ponteiro do mouse não aparece na tela de desenho, a não ser quando clico. Desinstalei, baixei novamente, reinstalei. Com o mesmo resultado.
        O que poderá ser?
        Grato
        Victor

  • Anonnymouz disse:

    Quem tiver interesse pode consultar essa lista: http://alternativeto.net/tag/cad/?license=free

  • José de Athayde Barboza Ferreira disse:

    Boa tarde Anderson. Muito boas suas dicas.
    Já trabalho com o DraftSight a algum tempo, mas tive que desinstalá-lo e agora retornei a instalar, é um programa muito bom, eu me adaptei bem com ele. Mas estou com um problema nessa última instalação. Simplesmente não consigo mais desenhar coisa alguma, não sei se é alguma configuração de meu computador, mas o fato é que está instalado no mesmo computador de antes e eu não consigo executar uma linha sequer, na verdade o desenho é criado sÓ que fica invisível, ao fazer uma seleção das entidades elas aparecem com aqueles pontos azuis e tracejada, já relatei esse fato em outros fóruns, mas até agora nada me ajudou.

    • Ricardo Godoy disse:

      Olá José! Será que a layer não está configurada com a linha na mesma cor que a da sua área de trabalho? Experimenta criar uma layer em, por exemplo, cor vermelha e faça o teste. Se for isto, é preciso que vc abra o arquivo Standart.dwt e configurar no menu pop-up, na janela de cores, onde está escrito “by layer”. Selecione a cor que deseja, salve e feche o arquivo. Agora, todo desenho novo que fizer, a cor de linha default será a que vc definiu no arquivo standart.dwt.
      Espero poder ter lhe ajudado.
      Abraço
      Ricardo

  • Mferreira disse:

    Atualmente tenho utilizado um software alternativo chamado Cadian.
    Muito bom e com preço favorável ao mercado brasileiro. Vale a pena

  • Octavio Moreira disse:

    Bom dia Sr. Arlindo, sou geógrafo e fiz uma especialização em Geoprocessamento aqui na UFRN, mas o curso ficou muito a desejar.As instalações eram precárias, computadoes velhos e vários sem programas Gis.gostaria de saber se existe algum programa Gis na rede grátis para que eu possa treinar mais um pouco esta ferramenta.

  • Jorge Campelo disse:

    Olá anderson, parabés pelo site e pelos serviços prestados a comunidade.
    Estou avaliando opções de GIS Livre ja fez alguma avaliação da ferramenta MapWindow GIS, tem algum review sobre esta ferramenta?
    Desde já agradeço pela disponibilidade.
    Att,
    Jorge Campelo

  • José Victor disse:

    Anderson,
    Muito bons e elucidativos, os seus posts.
    Amigo, gostaria, se possível, de uma pequena ajuda.
    Estou querendo comprar o QCAD, que abre direto arquivos dwg dxf. O que não consigo com o LibreCAD, que ainda estou estudando.
    Seria possível dizer-me algo a respeito do LibreCad(no aspecto abertura e manuseio direto de arq. DWG?
    Poderia me informar a quem devo me dirigir para adquirir uma licença do QCad?
    Grato
    JoséVictor

  • Henrique Abreu disse:

    Excelente software o DraftSight, show de bola.

  • Suelen disse:

    Olá você sabe me dizer quais os oito softwares CAD disponíveis atualmente no mercado.?
    É para uma pesquisa que estou elaborando! Obrigado!

  • Romildo disse:

    Gostaria de mas informações

  • mauro lucio disse:

    Eng civi. ÓtimO trabalho. Existe algum programa de calculo estruturaL, GRÁTIS

  • Aldair disse:

    Existe algum software de CAD free e online, de uso direto via browser?

  • Mário Lopes disse:

    Obrigado pelo artigo. Porém, acho que o DraftSight não é livre, e sim shareware, porque você usa livremente apenas por um período, após o qual tem que comprar.

  • […] acordo com o site do Anderson Medeiros, o projeto QCAD começou em outubro de 1999 e  vem sendo atualizado. Permite criar arquivos DXF, […]

  • Milene disse:

    Programa para modelagens de bolsas, moldes para enviar para o cliente por e-mail com aumento de dimensão na medida exata que o cliente solicitou… É possível criar um programa ou já existe? Grata.

  • Martton Karl disse:

    Existe um software CAD no mercado muito bom e mais próximo do AutoCAD: o Cadian. Já usamos ele aqui na empresa há anos. Além do preço imbatível, o distribuidor no Brasil flexibiliza a forma de pagamento e tem um ótimo suporte técnico. Você poderá testá-lo de forma completa gratuitamente por até 30 dias.

    • dirceu disse:

      draftsight. uso ele a muito tempo. vc vai achar meio “burra” pra configurar no seu estilo as ferramentas, mas depois de quebrar a cabeça um pouco vai se dar conta que é um programa exelente, e em materia de 2d não perder em nada para o a…cad. Super recomendo.

  • Ótimo artigo, aborda um tema muito interessante.
    Parabéns!!
    Como Eliminar Celulite

  • Silvio Quintarelli disse:

    Estou me inscrevendo para receber mais informações, muito show, obrigado…

  • Silvio Quintarelli disse:

    Estou me inscrevendo para receber mais informações, obrigado…

  • Alexandre Magno de Almeida Santos disse:

    Olá Anderson.
    Fabrico bolsas esportivas.
    Sou modelista no sistema tradicional.
    Elaboro cada peça que compõe a bolsa de forma manual. Para escalar essas peças para outros tamanhos dá um trabalho absurdo. Outro ponto é a perfeição do corte das peças que compromete bastante o tempo e a execução dos trabalhos.
    Diante dessas questões, amore tive desejo de ter o CAD. Você teria esse perfil de CAD para modelar bolsas??

Leave a Comment

*

*