Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Softwares Livres para CAD

Softwares Livres CAD

Softwares Livres CAD

Muitos ainda confundem os conceitos que constituem a diferença entre um software de CAD e um software de SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Você entende a diferença? Em resumo, os programas de CAD são focados em ferramentas para desenho. Aqui iremos apresentar uma definição de programas de CAD e indicar alguns programas open source ou gratuitos deste nicho.

O QUE É UM SOFTWARE DE CAD

A própria sigla CAD  destaca o objetivo do software. Ela vem do inglês computer-aided design, que significa desenho auxiliado por computador. Para entender as características dos programas para SIG, leia a seguinte matéria:

Os nomes mais comentados no universo CAD são ainda de softwares proprietários, principalmente o AutoCAD e o MicroStation. Mas isso logicamente não significa que são as únicas boas opções existentes.

DraftSight

Esta postagem é fruto de uma sugestão do leitor Arlindo Corrêia que publicou em uma das postagens um comentário indicando algumas das soluções livres e/ou gratuitas para CAD com as quais ele tem mais contato. Vamos conhecer as principais alternativas neste sentido.

1. QCAD

QCAD

O QCAD é um dos mais conhecidos softwares gratuitos para CAD. Seu projeto começou em outubro de 1999, mas como o Arlindo comentou, anda um tanto estagnado. Já fiz uma breve apresentação sobre ele nesta postagem.

O programa está disponível para as plataformas Linux, Mac OS, e Windows. A versão para Linux é totalmente gratuita podendo ser executada livremente. Já a versão para Windows é encerrada a cada seção de 10 minutos (com um certo limite máximo de seções de uso).

A geração e reconhecimento de arquivos DXF ocorre sem maiores problemas. Você pode fazer download da versão gratuita do CAD clicando aqui. Para mais informações sobre o programa baixe o manual de referência do usuário (em português).

2. LIBRECAD

LibreCAD

O LibreCAD é distribuido sobre os termos da licença GNU/GPL. Ele gera, suporta e permite alterações em diferentes formatos de arquivos CAD em 2D. Ele é baseado no já citado QCAD. Apesar de ser um projeto bem recente, ainda em suas primeiras versões, o LibreCAD está disponível já em diversos idioma. A comunidade é bastante ativa e seu desenvolvimento vem se mostrando consistente. Mais detalhes e download na página oficial.

3. DRAFTSIGHT

O DraftSight é o último de nossa lista. Este não é open source mas é de uso livre, gratuito. Recentemente teve sua versão para sistema Linux liberada.  Trabalha com arquivos DWG e DXF e gera produtos diretamente em PDF.

Você pode baixar o DraftSight no site oficial, clicando aqui. Já neste PDF você pode encontrar informações sobre os requisitos para instalação no linux. A interface pode ser configurada para o português.

Recomendo que leia também o artigo Qual é o melhor CAD livre? Escrito por Rodrigo Rodrigues da Silva.

Vocês já conheciam todos estes programas? Conhece outro software de CAD livre e/ou gratuito que poderia entrar na lista? Deixem seus comentários.

Também não deixem de conhecer o Dxf2xyz, um interessante conversor de dados altimétricos no formato CAD para texto.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades