Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

QuickMapServices: Excelente substituto do OpenLayers Plugin no QGIS

QuickMapServices: Excelente substituto do OpenLayers Plugin no QGIS

Frequentemente tenho recebido mensagens de várias pessoas com o seguinte problema: O OpenLayers Plugin apresenta um problema no seu funcionamento onde as imagens, em especial do Google Earth, ficam deslocadas no compositor de impressão. Nesta matéria vou apresentar um outro complemento que vai ajudar a contornar este problema.

O QUE É O PLUGIN QUICKMAPSERVICES?

O plugin QuickMapServices possibilita, entre outras coisas, que se adicione uma camada web (mapas online) a um projeto do QGIS. Estas camadas provém de serviços online de mapeamento, como Google Earth, Google Maps, OpenStreetMap, entre outros.

Cursos de Geotecnologias

COMO USAR O QUICKMAPSERVICES

Para utilizar esta ferramenta logicamente é necessário instalar o complemento usando o gerenciar de plugins do QGIS. Depois da instalação ele ficará disponível no menu Web como ilustrado na imagem a seguir.

QuickMapService

Para habilitar todos os recursos disponíveis neste complemento do QGIS você deve acessar a opção de configurações dele (Settings) que está em destaque na imagem acima.

Será aberta a janela abaixo. Navegue até a aba More services. Clique no botão Get contributed pack.

Usando o QuickMapServices

Vai então aparecer a seguinte mensagem indicando que foram carregados todos os pacotes disponíveis para utilização pelo plugin QuickMapServices. Clique em OK e depois em Gravar.

Configurando o QuickMapServices

Na sequência, adicione a tela de visualização um dado geográfico de sua área de interesse. Neste caso estamos utilizando uma camada vetorial do tipo shapefile.




Acesse pelo menu Web o serviço de imagem que você deseja carregar. Veja que são diversos os serviços disponíveis, entre eles o Bing, Esri, Waze, Landsat, Google entre vários outros.

Utilização do QuickMapServices: Alternativa ao OpenLayers Plugin

O resultado pode ser conferido a seguir. Neste exemplo vamos carregar as imagens do Google Earth (Google Satélite).

QuickMapService: Substituto do OpenLayersPlugin

Sem dúvida, vale muito a pena testar e usar o amplo leque de opções disponíveis.

Resumindo: O QuickMapServices tem se mostrado bem mais robusto que o OpenLayers plugin, não apenas por resolver o problema do deslocamento das camadas na hora de gerar o mapa para impressão, mas também por dispor de bem mais servidores de base maps.

O que achou desta dica? Deixem seus comentários, por favor e aproveitem para conferir os seguintes posts relacionados:

Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades