Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como Reprojetar Vetores no QGIS

Sextante QGISNeste tutorial vamos ensinar como reprojetar dados vetoriais no QGIS. Este tipo de procedimento é muito comum em projetos de Geoprocessamento, pois, via de regra, trabalhamos com dados de diferentes fontes e que, portanto, poderão estar em distintos sistemas de referência e de projeção. Para este exemplo utilizaremos um shapefile com dados de algumas quadras que serão manipuladas no QGIS 2.0 Dufour.

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE COORDENADAS

Antes de passarmos para o tutorial propriamente dito, queremos indicar a leitura dos seguintes conteúdos sobre cartografia, com ênfase em sistemas de projeção cartográfica e de coordenadas:

Agora vamos para a parte prática, no ambiente do QGIS.

ALTERANDO SISTEMA DE REFERÊNCIA NO QGIS

Temos visualizadas no QGIS diversas quadras (faça o download: quadras_geograficas) que, como pode ser observado na barra de status, estão projetadas num sistema de referência com coordenadas geográficas.

O código EPSG 4291, mostrado na imagem corresponde ao Datum SAD69 com sistema de coordenadas geográficas.

Vetores no QGIS

 Acesse o menu ProcessamentoCaixa de Ferramentas.

Sextante no QGIS

Na Caixa de ferramentas de Processamento há um espaço para pesquisa de algoritmos. Digite Reproject e clique duas vezes sobre a opção sublinhada em destaque vermelho na imagem abaixo.

Reproject

Na janela que será aberta,em “Input layer” escolha a camada que deseja reprojetar. Note que aparecerá indicado qual é o código EPSG da camada. Em “Target SRC” clique nas reticências (…).

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Para este exemplo vamos mudar o sistema de referência cartográfico para o de código 29195, que corresponde ao uso do Datum SAD69 com uso de coordenadas UTM, zona 25 S.

Sextante: Como Reprojetar Vetores

Depois, informamos onde será salvo o novo arquivo gerado. É interessante notar que é possível salvar as alterações na própria camada de entrada, sem a necessidade de gravar um novo arquivo.

Outra possibilidade disponível é salvar o layer apenas na memória temporária. Estas opções aparecem quando clicamos sobre as reticências do campo Reproject layer. Clique em Run.

Sextante: Como Reprojetar Vetores no QGIS

Em seguida, carregamos o novo arquivo criado (quadras_utm). Note na barra de escala que as coordenadas já estão sendo exibidas no formato UTM.

QGIS: Como Reprojetar Vetores com Sextante

Em um próximo tutorial vamos aprender como executar operações em lotes no QGIS. Enquanto isso, deixamos alguns outros tutoriais sobre o QGIS para sua consulta:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades