Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Unindo Polígonos em um Único Shapefile (Mosaico) no QGIS

QGIS - MosaicoEsse tutorial foi desenvolvido no intuito de auxiliar aos interessados que desejam melhorar os conhecimentos para seus projetos. Aqui são apresentados truques e dicas úteis para profissionais e estudantes que utilizem o Quantum GIS (QGIS). O processo que chamaremos aqui de “mosaico”, é muito utilizado quando é necessário agrupar várias feições que são semelhantes entre si dentro de uma generalização.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Kyle Felipe Vieira Roberto, natural de Belo Horizonte, MG. Cursando 6º período de licenciatura em Geografia na Faculdade Pedro II em Belo Horizonte. Estagiário na área de Geoprocessamento do IEF/MG.

COMO UNIR SHAPEFILES NO QUANTUM GIS

Para esse tutorial iremos utilizar vetores do tipo polígono, e os procedimentos adotados a seguir podem ser utilizados em todos os outros tipos de vetores citados anteriormente. Iremos utilizar como base um shapefile já existente, pois não precisaremos criar a tabela de atributos de novo.

Para criação deste mosaico, utilizaremos como base vários municípios de Minas Gerais que são limítrofes de Belo Horizonte (Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano entre outros) e cada um deles já possui sua tabela de atributos com dados já previamente inseridos em suas colunas.

Curso de AutoCAD 2D

Primeiramente, vamos habilitar o modo de edição do arquivo de base, que pode ser feito de duas maneiras diferentes. Clicando sobre o arquivo na aba “Camadas” com o botão direito do mouse e em seguida clicando em [Alternar edição], ou no lápis azul na parte de cima do QGIS.

E agora vamos adicionar os outros shapes para serem inseridos no mosaico e selecionar o polígono adicionado com a ferramenta de seleção simples

Adicionando polígonos integrantes do mosaico

Note que para selecionar o polígono, o layer deve estar selecionado na aba “Camadas” conforme mostrado na figura acima, e logo após clicar sobre o polígono.

Este tutorial é relativamente extenso (mais de 10 páginas). Para lê-lo na íntegra é necessário que se faça o download da versão em PDF, bem como dos dados geográficos, a partir dos links abaixo listados:

Após a conclusão de todo o processo, nosso resultado será semelhante ao seguinte:

Unindo Polígonos em um Único Shapefile (Mosaico) no QGIS

Agora o nosso mosaico está pronto para ser utilizado em outros projetos que porventura viemos precisar.

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e leia outros tutoriais sobre o QGIS:

Este tutorial é participante do II Concurso Cultural – Tutoriais de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades