Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Geração de MDE usando Curvas de Nível no QGIS

Geração de MDE usando Curvas de Nível no QGIS

Os Modelos Digitais de Elevação (MDE) possuem inúmeras aplicações na área de Geotecnologias. Como obtemos um MDE? Existem várias formas de se gerar um raster deste tipo. Neste tutorial vamos aprender como criar um MDE a partir de um vetor de curvas de nível, também chamadas de isolinhas.

MDE, CURVAS DE NÍVEL E SIG

Em nosso portal temos bastante conteúdo sobre conceitos e aplicações práticas dos MDE. Um deles é um tutorial onde aprendemos a extrair curvas de nível a partir de um raster SRTM:

No presente tutorial podemos dizer que vamos apresentar o processo inverso. Aqui teremos uma camada vetorial no formato shapefile que representa curvas de nível com equidistância de 1 metro.

ISOLINHAS PARA GERAÇÃO DE MDE NO QGIS

A imagem a seguir representa o arquivo vetorial aberto no ambiente do QGIS. Estamos trabalhando nesse exemplo com a versão 2.8.2 ‘Wien’.

Curvas de Nível no QGIS

Abra a Caixa de Ferramentas disponíveis através do menu Processar. Na área de busca, procure pelo módulo v.to.rast.attribute.

Caixa de Ferramentas de Processamento

Este módulo escolhido (que é uma ferramenta do GRASS) converte para raster o valor do atributo disponível na tabela do shapefile. Preencha a janela a seguir conforme os dados abaixo exemplificados.

Em Input vector layer indique a camada que será usada para o processamento (ou seja, o layer que contém as curvas de nível).

Usando o Módulo v.to.rast

Não esqueça de indicar em Name of column for ‘attr’ parameter qual é a coluna que possui os valores das cotas. Neste caso é o campo “ELEV”.

Lembre também de indicar um tamanho de célula compatível com suas curvas de nível (exemplo: 30 ou 90 metros). Neste tutorial, como já mencionado, estamos trabalhando com isolinhas de 1 metro.

Na figura a seguir temos um exemplo, com algum nível de zoom, do arquivo gerado. Como mostrado na imagem anterior, trata-se de um arquivo no formato TIF.

Raster com valores de Cotas

A seguir, acesse novamente o menu Processar. Desta vez procure pelo módulo r.surf.contour na Caixa de Ferramentas.

Convertendo Raster para Modelo Digital de Elevação

Na janela a seguir, no parâmetro Raster layer with rasterized contours escolha o arquivo gerado na etapa anterior.

Vale lembrar que é muito importante que se indique o valor da resolução do raster a ser gerado. Em seguida, rode o processamento.

Processamento do MDE no QGIS

Dentro de alguns instantes (isso varia dependendo de vários fatores) você terá a visualização do novo MDE criado a partir das curvas de nível.

Geração de MDE usando Curvas de Nível no QGIS

Logicamente, podemos alterar os aspectos visuais do nosso MDE gerado com base nas isolinhas. Veja este exemplo:

Como Gerar no QGIS um MDE usando Curvas de Nível

O que você achou deste tutorial? Já conhecia estes procedimentos?

Leia mais sobre geração de curvas de nível em vários programas de Geoprocessamento:

Agora, aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades