Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

QGIS: União de Tabelas via Propriedades da Camada

QGIS: União de Tabelas via Propriedades da CamadaVocê sabe como visualizar tabelas não espaciais no QGIS? Como abrir uma tabela que não está relacionada com um dado vetorial utilizando o QGIS e como fazer a união (join) destes dados com uma tabela integrada com dados geográficos? Neste tutorial, disponível tanto em vídeo como também em textos e imagens ilustrativas ensinaremos como realizar estes processos no ambiente do QGIS 1.8 Lisboa.

VÍDEO: JOIN DE TABELAS NO QGIS

Produzimos um vídeo explicando em detalhes como realizar este procedimento. Gostaria de pedir que vocês, por favor, comentem sobre sua opinião no que diz respeito a qualidade do vídeo e da explicação.

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique no link abaixo para assistir diretamente em nosso canal do YouTube. Para fazer o download dos dados utilizados neste tutorial, clique aqui (39 kb).

Pretendemos, posteriormente, produzir outros tutoriais em vídeo. O que acham da ideia?

TUTORIAL SOBRE UNIÃO DE TABELAS NO QGIS

Inicialmente, vale destacar que a maneira que iremos demonstrar aqui não é o único método de união de tabelas no ambiente do QGIS. Outra opção é utilizando as ferramentas do complemento FTools.

Na tela abaixo você pode observar no QGIS as quadras de alguns bairros que estão no formato vetorial shapefile.

QGIS

Na imagem a seguir temos ilustrada a tabela de atributos da camada quadras_bairro. Temos um total de 379 registros. Fique atento ao campo ID, cujo conteúdo é uma sequência numérica de 0 até 378.

Tabela de Atributos

Nos dados que disponibilizamos você encontrará uma tabela chamada dados_extra, no formato DBF. A imagem abaixo ilustra seu conteúdo. Nosso interesse é importar a coluna BAIRRO para a nossa camada vetorial.

Note o campo CODIGO. O conteúdo dessa coluna é totalmente idêntico ao campo ID, da tabela de atributos da camada quadras_bairro.

Dados Extra

Acesse o menu Camada > Adicionar Camada Vetorial…. Procure abrir a tabela conforme mostrado nas imagens a seguir. Perceba que na primeira figura no campo de filtro do tipo de arquivo temos de escolher a opção Todos os Arquivos.

Tabela Dados Extra

Adicionar Dados

Note na imagem abaixo a tabela dados_extra na lista de camadas. Clique com o botão direito sobre a camada quadras_bairro e escolha a opção Propriedades.

QGIS: Propriedades da Camada

Acesse a aba Uniões conforme ilustrado abaixo e clique no símbolo de adição [+].

Aba Uniões

No campo Unir Camada indique qual a tabela (neste caso, dados_extra) que possui o conteúdo que se deseja adicionar a camada vetorial alvo.

Nas opções Unir Campo e Campo Alvo, informe quais colunas a ser integradas. É importante que elas possuam o mesmo conteúdo. Não é necessário que tenham o mesmo nome.

União da Tabelas

Se você deixarmos marcada a opção de Armazenar a camada unida na memória virtual nossos dados serão salvos na nova tabela apenas de forma temporária. Depois de clicar em OK, vemos o relacionamento criado.

Propriedades da Camada

Para que o processo seja definitivo, não marque esta opção ou, depois, use a função de Salvar Como….

O resultado na junção das tabelas pode ser visto abaixo.

QGIS: União da Tabelas via Propriedades da Camada

Pronto! Tarefa cumprida. Este foi nosso último tutorial sobre a série QGIS 1.8.x Lisboa. Agora vamos focar nos novos recursos e interface da versão QGIS 2.0 Dufour. Indicamos que leia também:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades