Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Integração do Quantum GIS com Base de Dados PostGIS

Tem se tornado comum o uso de um tipo especial de banco de dados, os chamados banco de dados geográficos, onde os sistemas gerenciadores possuem módulos espaciais. Uma das mais conhecidas é o PostGIS. Ao passo que a área das Geotecnologias vem se desenvolvendo, percebeu-se a grande utilidade de se conectar os bancos de dados geográficos com inúmeros softwares de SIG.

Neste tutorial veremos como realizar esse tipo de procedimento no caso do QGIS 1.7.4.

CONECTAR POSTGIS COM QUANTUM GIS

O QGIS é mais um importante representante dos softwares livres de SIG. A seguir, procurarei expor, de modo simples, como adicionar uma camada (layer) armazenado em uma tabela PostGIS numa visualização no QGIS.

Utilize o ícone adicionar camada PostGIS, conforme a imagem abaixo. Você também pode acessá-lo pelo menu [Camada].

Adicionar Camada PostGIS

Na janela “Adicionar Tabelas PostGIS” clique em “Novo”, caso ainda não tenha criado nenhuma conexão.

Criar Nova Conexão

Informe os parâmetros da nova conexão conforme ilustrado abaixo, logicamente fazendo os devidos ajustes para sua situação.

Nova Conexão

  • Nome: Trata-se de uma denominação aleatória que será relacionado com a conexão (Neste caso usamos a denominação ‘Tutorial’). Em geral é interessante que se use um nome que esteja relacionado ao (s) dado (s) a serem importados.
  • Serviço: Pode deixar este campo em branco;
  • Máquina: Digite ‘localhost’ (máquina local);
  • Base de Dados: Coloque nesse campo o nome do banco. Nesse exemplo, obanco chama-se ‘brasil’.
  • Porta: 5432 (Padrão do PostGIS);
  • Usuário e Senha: Neste nosso exemplo, ambos devem ser preenchidos com ‘postgres’.

Definidos estes parâmetros, podemos ‘Testar a conexão’ e esta se realizando com sucesso, podemos confirmar com um ‘Ok’. Criada a conexão, basta clicar em ‘Conectar’, com isso aparecerão todas as tabelas espaciais existentes no banco de dados (No nosso exemplo a única tabela com atributos espaciais é ‘amaz_leg’). Devemos selecionar a (s) tabela (s) desejada (s) e depois confirmar em ‘Adicionar’.

Selecionando Tabela Espacial

Só nos resta visualizar o layer e realizar as operações desejadas, conforme a necessidade do usuário e da aplicação.

Integrar Quantum GIS com Base de Dados PostGIS

Agora sim, você poderá tirar o máximo proveito desses dados, visualizando-os e realizando as necessárias edições. Em breve publicaremos mais tutoriais informativos e práticos como este. Deixem seus comentários.

Há uma versão em PDF deste tutorial, mas com foco no antigo Quantum GIS 0.8.1 ‘Titan’. Os procedimentos são praticamente os mesmos. Caso tenha interesse em fazer o download, clique no link abaixo:

  • [download id=”6″]

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 ]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades