Search

+
Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS
Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS

A classificação de imagens de satélite é um dos temas mais procurados pelos usuários de SIG para Processamento Digital de Imagens (PDI). Nesta matéria vamos recomendar o download de um tutorial que ensina sobre Classificação Supervisionada de Imagens Orbitais no QGIS.

QGIS: SEMI-AUTOMATIC CLASSIFICATION PLUGIN

O Semi-Automatic Classification Plugin (SCP) é um complemento do QGIS que possibilita a classificação pixel a pixel, de forma semi automática ou supervisionada de imagens, capturadas por diversos sensores/satélites.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO tutorial que vamos indicar aqui é de autoria de Mônica Pacheco de Araújo, que é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ela possui licenciatura e bacharelado em Biologia pela UFRRJ (2002). É bolsista do CNPq vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos da UFT. É aprendiz e entusiasta da aplicabilidade de Geotecnologias Livres no planejamento e gestão ambiental.

Download: Tutorial de Classificação Supervisionada de Imagens com SCP no QGIS

Embora sejam muitos os recursos disponibilizados pelo SCP Plugin, este tutorial apresenta a classificação supervisionada de uma imagem Landsat 5 TM com fins de categorização da cobertura do solo numa bacia hidrográfica (delimitação realizada com o TauDEM).

A acurácia geral da classificação e o coeficiente Kappa foram calculados a partir da matriz de confusão gerada pelo plugin. Os processos foram realizados em no sistema operacional Windows 7, QGIS 2.8.3 e SCP Plugin v. 4.

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Para baixar gratuitamente uma cópia gratuita deste material, clique no link abaixo:

O material é bem detalhado, tem um total de 13 páginas, e explica desde a instalação do plugin, passando pela explicação da interface da ferramenta, até a classificação propriamente dita.

Aproveitamos para elogiar a Mônica pela enorme contribuição que está dando à comunidade de Geotecnologias por meio deste trabalho. A qualidade do material é muito boa. Parabéns!

Leia mais sobre os usos e aplicações deste poderoso programa de Geoprocessamento, que é o QGIS:

Aguardamos os seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Posted in: Artigos em Destaque, Dicas de Leitura, Downloads, Geoprocessamento, Geotecnologias, GEOTutoriais, Open Source, Quantum GIS, Sensoriamento Remoto, SIG, Tutoriais

Comments (6 Responses )

  1. Fernando Yogi - 10/04/2017 - 2:02 pm #

    Anderson, bom dia.
    Na apostila de Classificação de Imagens Orbitais há um link para uma página de download que teoricamente daria acesso a planilhas de cálculo do índice Kappa, fator de verdade do terreno, no entanto o arquivo não está mais disponível, como posso obtê-lo?
    Minha Dissertação de mestrado terá a avaliação do uso e ocupação da terra de uma bacia X , para concluir esta etapa gostaria de conhecer estas planilhas.
    Obrigado

    • Yara Souza - 06/09/2018 - 4:59 am #

      Fernando, você conseguiu a planilha? Também estou precisando e não consegui obter pelo tutorial.

  2. Daniela - 28/08/2017 - 3:54 pm #

    Boa tarde,
    Estou aprendendo o QGIS e estou tentando fazer uma classificação automática de uma imagem Geoeye, já recebi a composição colorida pronta, com resolução de 0,50 cm, quando mando rodar a classificação dá erro quando executa 20% do processamento, poderia me ajudar? O que será que pode ser?
    Desde já agradeço!

  3. Gustavo Mourao - 17/11/2017 - 4:41 pm #

    Muito bom o site, estava procurando por uma matéria como essa.

  4. luciana brabo - 04/02/2019 - 10:49 pm #

    Alguém pode me ajudar? no tutorial ele pede pra ajustar o limiar do algoritmo e ressalta que este deve ser no minimo 100. Já procurei em varias literaturas e não encontrei informações sobre isso. Como esse valor de 100 foi definido? e o que significa esse limiar de 100? qual o efeito desse limiar?

Deixe uma resposta