Search

+
QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

QGIS CalculadoraNeste tutorial pretende-se mostrar o uso da calculadora de campos no preenchimento da tabela de atributos. Vamos supor, que temos um campo com os valores da densidade populacional e necessitamos de um campo de texto que nos represente a informação de forma qualitativa em três categorias, baixa, moderada e elevada. Em ambiente SIG, utilizando o QGIS 2.0 podemos realizar este processo por meio de uma expressão condicional.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Nelson Silva, que é técnico de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) desde 1997. Atualmente atua como consultor/formador em regime de freelancer, onde tem tido a oportunidade de colaborar com várias instituições publicas e privadas.

USO DA CALCULADORA DE CAMPOS NO QGIS 2.0

Iremos trabalhar neste tutorial com os dados ilustrados na imagem abaixo. Você pode fazer o download gratuito destes dados (distritos.zip).

QGIS 2.0 Dufour

Todo o processo de alteração da tabela de atributos, requer que ela esteja em modo de edição.

Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

A forma mais rápida de colocar um layer em edição, é por o selecionar na Tabela de Conteúdos (painel Camadas) e com o botão lado direito escolher a opção Alternar Edição ou, diretamente na tabela:

Calculadora de Campos

Definimos em seguida o nome e as características do novo campo a adicionar à tabela.

Ao fundo, na seção Expressão escrevemos uma declaração condicional para efetuar o preenchimento do campo de uma só vez, em função dos valores do campo referente à densidade populacional. Neste exemplo a expressão a utilizar seria a seguinte:

 

CASE WHEN “dens_pop11” >=1 AND “dens_pop11” <=100 THEN ‘Baixa’ WHEN “dens_pop11” >=101 AND “dens_pop11” <=500 THEN ‘Moderada’ WHEN “dens_pop11” >=501 THEN ‘Elevada’ END

Uso de Expressão Condicional

Termine clicando no botão OK e verifique o resultado na tabela.

QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expressão Condicional

Útil, não é? Imagine as potencialidades a se explorar com esta Calculadora. Faça o download duma versão em PDF deste tutorial a partir do link abaixo:

Leia mais sobre o QGIS nos seguintes tutoriais e artigos:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Posted in: Geotecnologias, GEOTutoriais, Quantum GIS, SIG, Tutoriais

Comments (11 Responses )

  1. Sergio Ibarra - 19/11/2013 - 7:02 pm #

    Ola pessoal,
    EU estive procurando algo similar em http://gis.stackexchange.com/questions/77740/select-expression-and-field-calculator-in-one-step-with-qgis
    vc sabe como fazer isso???
    Obrigado, Sergio
    Sergio Ibarra Espinosa
    Doutorando em Meteorologia
    Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
    Universidade de São Paulo
    Rua do Matão, 1226
    Cidade Universitária
    São Paulo-SP – Brasil –
    05508-090
    +55-11-986-713-521
    Skype: sergio_ibarra1
    Blog: http://www.sergioibarra.blogspot.com

  2. cleiber - 21/11/2013 - 10:44 am #

    Olá,
    Muito bom o tutorial, contudo não consegui reproduzi-lo. Quando entro com a expressão dá que a mesma é invalida? será que fiz alguma coisa errada ou estou deixando passar algo?
    Obrigado

  3. Rafael - 05/01/2014 - 4:05 am #

    Olá Anderson, também não consegui completar a atividade. A informação que o QGIS passa é que a coluna dens_pop11 não foi encontrada. Verifiquei as aspas e está tudo certo.

  4. Rafael - 05/01/2014 - 4:29 am #

    Já encontrei meu erro. Eu copiei a expressão e colei na calculadora de campo. Por isso que o QGIS não estava reconhecendo o campo dens_pop11. Deveria ter ido na opção CAMPOS E VALORES, localizado na lista de funções da calculadora de campo e selecionar o campo dens_pop11. Depois que fiz isso, deu tudo certo.

  5. Jorge Santos - 06/01/2014 - 5:09 am #

    Cleber/Rafael
    A dica funciona sim, mas é preciso arrumar os caracteres. Estou enviando um pequeno vídeo + código em TXT para facilitar: http://goo.gl/GfsGkn
    Essa dica do Nelson é boa. Eu costumava classificar campos condicionais pelo plugin FieldPyculator.
    Att,
    Jorge Santos
    http://www.processamentodigital.com.br/

    • Anderson Medeiros - 06/01/2014 - 11:10 am #

      Jorge,
      Agradecemos pela grande contribuição dada por meio de seu comentário.
      Abraço!

  6. André Leonardo Bortolotto Buck - 21/02/2014 - 12:45 pm #

    Bom dia Anderson,
    estou trabalhando com edição de linhas e polígonos no QGIS, inseri um campo de área e comprimento na tabela de atributos e utilizei a calculadora de campos, funcionou perfeitamente.
    gostaria de saber se existe uma maneira de configurara a atualização automaticamente de área e comprimentos quando crio uma nova feição.
    Att.
    André Leonardo Bortolotto Buck

  7. Welington - 09/11/2016 - 2:51 pm #

    Olá Anderson, muito boa essa função, a única limitação que vi é que, quando você volta para editar o campo novamente, a fórmula não está mais lá e é preciso digitar novamente. Mas, de novo, uma ótima função.
    Obrigado por mais essa.

Trackbacks/Pingbacks

  1. QGIS – Calculadora de Campos: Uso de Expr... - 03/12/2013

    […] Vamos supor, que temos um campo com os valores da densidade populacional e necessitamos de um campo de texto que nos represente a informação de forma qualitativa em três categorias, baixa, moderada e elevada.  […]

  2. QGIS - Calculadora de Campos: Uso de Express&at... - 27/10/2014

    […] Vamos supor, que temos um campo com os valores da densidade populacional e necessitamos de um campo de texto que nos represente a informação de forma qualitativa em três categorias, baixa, moderada…  […]

Deixe uma resposta