Home
Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

Um dos primeiros tutoriais publicados por nosso site foi sobre a instalação do PostgreSQL 8.1 com a extensão espacial PostGIS (em 2008). O presente tutorial é na verdade uma atualização do material citado acima, onde veremos como instalar o PostgreSQL 8.4 e PostGis 1.5. A ênfase será em especial na fase de instalação da extensão PostGIS. O material também estará disponível para download.

COMO INSTALAR O POSTGIS NO POSTGRESQL

1° PASSO: INSTALE O POSTGRESQL

Para baixar o PostgreSQL 8.4 acesse a seção de downloads na página oficial, escolha o sistema operacional adequado e baixe o arquivo.

A instalação do PostgreSQL não tem mistério, por assim dizer. Você terá apenas que executar o instalador e durante a configuração fornecer um nome de usuário e senha.

PostgreSQL

2° PASSO: INICIE O APPLICATION STACK BUILDER

Quando a instalação do PostgreSQL é concluída o programa já oferece a opção de se iniciar o Application Stack Builder, que oferece a possibilidade de instalação de diversas extensões, inclusive o PostGIS.

Caso você já tenha fechado a tela de instalação do PostgreSQL, você pode inicializar o Application Stack Builder através do menu:

  • Iniciar → Application Stack Builder conforme a figura abaixo.

Instalação do PostgreSQL

3° PASSO: INSTALE O MÓDULO GEOGRÁFICO POSTGIS

A janela aberta a seguir será usada para se instalar o PostGIS, escolha a opção PostgreSQL 8.4 on port 5432. Clique em NEXT.

Instalação do PostgreSQL

Após ele apresentar a lista de aplicações disponíveis escolha a opção mostrada na janela abaixo (PostGIS 1.5 for PostgreSQL v1.5.0).

Instalação do PostgreSQL

Na próxima etapa escolhemos de que repositório será feito o download da aplicação. Neste exemplo, escolhi Brasil.

Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

A partir de agora se inicia a instalação do PostGIS propriamente dito, siga o passo a passo das janelas a seguir, repetindo a mesma senha utilizada antes na instalação do PostgreSQL. Nesta fase escolha “I Agree“.

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Clique em “Avançar” nas janelas a seguir.

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Como instalar o Módulo PostGIS no PostgreSQL

Aguarde o download dos devidos pacotes que compõem o PostGIS 1.5.

Instalação do PostgreSQL 8.4 com PostGIS 1.5

Pronto! O PostGIS 1.5 está instalado e você pode começar a usar o que há de mais moderno e completo em extensão espacial para Sistemas Gerenciadores de banco de Dados (SGBD).

Faça o downlaod da versão PDF deste tutorial:

Leia também as seguintes dicas relacionadas com nosso tema de hoje:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 ]]>

Tags:

13 Comments

  • Pedro Ferreira disse:

    Bom dia Anderson!
    Como sabes, o Postgres já vai na versão 9.1 e, recentemente, o Postgis na versão 2.0. Poderás fazer um tutorial para estas versões, dando preferencia a utilizadores Ubuntu, como eu? rsrsrsrsrs
    Um abraço,
    Pedro

    • Anderson Medeiros disse:

      Olá Pedro, tudo bem?
      Farei sim. Está semana estamos migrando o blog para um novo endereço. Quando estivermos lá, provavelmente este tutorial que você está pedindo será um dos primeiros a ser publicados.
      Abraço!

  • Françoes da Silva Pereira disse:

    Andreson, não estou conseguidno ter acesso ao conteudo deste tópico, PDF ou modo online. Os link levam de volta a pagina inicial. E quanto ao pedido do Pedro, também estou ansioso para ver esse conteudo.
    Parabens pelo trabalho.

  • Kenia disse:

    Olá Anderson! Parabéns pelo blog! Muito bom, com várias dicas maravilhosas! Estou iniciando um projeto e aprendizado com as tecnicas de geoprocessamento e visitar seu blog é minha referência. Assim como Pedro também gostaria de ver o tutorial para utilização do o Postgres 9.1 com o Postgis na versão 2.0.

    • Kenia,
      Você teve alguma dificuldade específica?
      Vou fazer o possível para disponibilizar um material sobre isso aqui no site. Enquanto isso, dá uma olhada na internet que acho que já vi algo sobre isso. Ok?
      Abraço!

  • Eduardo disse:

    O link para o tutorial não esta funcionando.

  • Edmar disse:

    Estou com duvida de importação de dados de uma tabela que tenho acesso pelo PostgreSQL 1.8 para o QGIS.
    Primeiramente quero expor o ex. do trabalho em execução: Tenho o arquivo shp contendo poligonos com atributo “códigos”, sendo que estes “códigos” são os mesmos referenciado a uma coluna de tabela de banco de dados. Agora a duvida é se o QGIS importa os dados da tabela desse banco de dados externo pela conexão Postgis, para que depois eu consiga fazer a relação dos polígonos com esses novos atributos.
    Se alguém puder disponibilizar algum artigo sobre esse assunto. Será que devo usar algum plugin como o “postgisquery editor”?

  • Fernandes Souza disse:

    Anderson, na boa cara, uma dica sobre seu site/blog que é a seguinte: Por favor, coloque data de publicação (e atualização quando ocorrer) para os seus posts/artigos, pois muitas vezes eu paro no seu site (que é interessante e abrangente sobre a área) mas fico meio perdido por não ter uma data da postagem como referência, para saber se o post é atual ou não. E mais, sobre os comentários, eles não aparecem com a data que as pessoas postaram tais comentários. Fica a dica (e o pedido!). Ah, e parabéns pelo conteúdo e disposição em ajudar.

    • Oi Fernandes, tudo bem?
      Na verdade isso não foi uma escolha nossa, mas um problema na edição do template do site.
      Um lado positivo é que isso (sem datas) ajuda para que o site seja melhor localizado nos motores de busca. Descobri isso depois que ocorreu o erro na edição do template do layout.
      Agradeço sua sugestão.
      Um abraço!

Leave a Comment

*

*