Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Plugin QGIS File Browser

QGIS File BrowserNão há dúvida de que o Quantum GIS (QGIS) é um software com robusto e que merece a atenção de todos os que se interessam pela Geotecnologia dos SIG! Uma de suas características mais interessantes é a ampliação de suas funcionalidades através de complementos, nativos ou externos. Este tutorial apresenta a ferramenta QGIS File Browser.

ARQUIVOS E PROJETOS NO QGIS

Em um tutorial anterior apresentamos e ensinamos como trabalhar com o plugin Import layers from project, que permite a importação de camadas geoespaciais de um projeto já existente para sua sessão de trabalho no Quantum GIS. Recomendo que leia aquela matéria para obter informações completas sobre os arquivos *.qgs no contexto deste software.

O QGIS File Browser (QFB) possui uma função semelhante, mas com algumas diferenças que o tornam muito útil. Até a versão anterior à 1.8.0 Lisboa ele estava disponível apenas para instalação através da ferramenta de integração de plugins python. Agora já está é uma ferramenta nativa ao programa. Mas para que serve esse complemento? Vejamos na prática.

TUTORIAL QGIS FILE BROWSER

Acesse a ferramenta através do menu Complementos > QGIS File Browser, conforme a imagem abaixo.

Plugin QGIS File Browser

Na imagem a seguir destacamos três para os quais forneceremos comentários que irão resumir o procedimento de uso do QFB.

QGIS File Browser

1. File Browser: Este quadro aparece após se acessar o menu descrito no início deste tutorial. Use o filtro (Filter) para selecionar o tipo de arquivo que deseja importar para sua visualização (raster ou vetor, por exemplo).

Procure o diretório onde estão armazenados os dados geoespaciais. Ao encontrar o arquivo que deseja, clique duas vezes sobre ele, assim será feita a importação.

2. Camadas: Nesta área aparecerão todas as camadas que você importar utilizando o QFB. Logicamente você poderá manipulá-las normalmente.

3. Mapas: Na região de visualização serão exibidos as camadas que você inserir no projeto, como ocorre da maneira convencional.

Quantum GIS (QGIS)

Talvez você se questione sobre por qual razão alguém utilizaria o QFB se já há no software ferramentas específicas para importar dados vetoriais, matriciais, etc.

Uma vantagem que se destaca no uso do QGIS File Browser é a facilidade em navegar e acessar dados geográficos que estejam “espalhados” em várias pastas, o que é comum de acontecer por vários motivos.

O que acharam deste tutorial? Já conheciam esta ferramenta? Deixem seus comentários sobre o QFB.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades