Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tratamento de Imagens de Sensoriamento Remoto

Tutorial Básico: Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto.  Este é o título de uma publicação disponibilizada há alguns anos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e que pode ser muito útil para aqueles que se interessam pelo tema. Veja nesta matéria como obter uma cópia deste material rico de um excelente conteúdo.

TUTORIAL BÁSICO SOBRE PDI E SENSORIAMENTO REMOTO

O trabalho em questão é um documento técnico, publicado em 2005, que tem como autores Carlos Fernando Quartaroli (Mestre em Agronomia) e Mateus Batistella (PhD em Ciências Ambientais), ambos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite.

O capítulo inicial da obra conta com uma introdução dos conceitos básicos de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI), explicando temas como sensores, radiação eletromagnética e sua interação com a matéria. Além disso, o capítulo explica sobre programas de satélites como SPOT, LANDSAT, IKONOS, NOAA e CBERS.

Tratamemto de Imagens de Sensoriamento Remoto

Na segunda seção do documento você encontrará exercícios práticos sobre manipulação de imagens digitais e vetores utilizando o software Erdas Imagine. Mesmo para quem não possui este programa, o acesso a este material será benéfico e aplicável em outros aplicativos de Geoprocessamento.

O terceiro capítulo apresenta técnicas de realce de imagens. Você aprenderá sobre contraste, uso de filtros e fusão de imagens. A parte final do livro abrange a retificação, georreferenciamento e registro de imagens.

DOWNLOAD: TRATAMENTO DIGITAL DE IMAGENS DE SATÉLITE

Para fazer o download do material, acesse:

O arquivo tem um total de 147 páginas (10,4 MB). Ao longo do documento são dadas algumas sugestões de leitura complementar sobre o assunto. Sobre o Tratamento Digital de Imagens (TDI), recomendo que leia também estas outras matérias publicadas em nosso site:

Aguardamos seus comentários sobre este material disponibilizado gratuitamente.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades