Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

OSGeo Live DVD: Distribuição Linux para Geoprocessamento

OSGeo Live DVD

OSGeo Live DVD

Você deseja trabalhar com softwares livres sobre uma plataforma igualmente open source? Alguns relutam em migrar para o uso de um sistema operacional como o Linux. Sabia que é possível contar com uma distribuição específica para aplicações em Geotecnologias? Conheça o OsGeo Live DVD.

Há alguns anos foi lançada a primeira versão de um live DVD para distribuição Linux Xubuntu, a qual contém um pacote com todos os principais softwares livres de SIG, banco de dados geográficos, webmapping e muito mais!

A distribuição oferece uma entrada específica “Geospatial” na barra de tarefas, onde se tem fácil acesso a todos os pacotes.

OSGeo Live DVD: Distribuição Linux para Geoprocessamento

Como você pode observar na imagem acima, as principais categorias são: Clientes de navegador; gerenciamento de desastres; banco de dados; Desktop GIS; de navegação e mapas; Spatial Tools; Web Services.

GRASS GIS: OsGeo Live

Note que em cada uma das categorias há inúmeros aplicativos. Só para dar uma idéia, sob o item Desktop GIS você encontrará: GRASS GIS; QGIS; gvSIG Desktop; uDig; Kosmo Desktop; OpenJump GIS; SAGA; OSSIM (Processamento de Imagens); entre outros.

DOWNLOAD DO OSGEO LIVE DVD

Este DVD já está disponível para download gratuito a partir do site da OSGeo!Para fazer o download do OSGeo Live DVD, acesse a seção correspondente no site:

Se você optar por baixar o pacote completo, o arquivo terá 8GB, se for a versão mini, serão 4GB.

COMO USAR O OSGEO LIVE

Após baixar o arquivo, grave-o em um DVD ou utilize-o a partir de um pen drive. Para experimentar os aplicativos, realize os seguintes procedimentos:

  1. Inserir DVD ou pen drive no computador ou máquina virtual;
  2. Reinicie o computador. (Verificar a ordem dos dispositivos de boot;
  3. Pressione “Enter” para inicialização e login;
  4. Teste os programas partir do menu “Geospatial”.

Dica relacionadas com nossa postagem de hoje:

Fica ai, então, mais esta dica. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades