Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

7 Motivos para Usar o PostGIS em seus Projetos

PostGISPostGIS é uma extensão geoespacial para o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) PostgreSQL. Este módulo é uma robusta solução para o suporte ao armazenamento, gerenciamento, tratamento e análise de dados espaciais. Veremos nesta matéria algumas vantagens de se utilizar o PostGIS em seus projetos da área de Geoprocessamento, no campo de aplicação dos bancos de dados geográficos.

RAZÕES PARA UTILIZAR O POSTGIS

1. É um software livre e gratuito: O PostGIS é distribuído gratuitamente de acordo com os termos da licença GNU/GPL (General Public License). Você não terá despesas com a utilização da combinação PostgreSQL + PostGIS, mesmo que seu projeto seja particular, privado, ou seja, que lhe gere lucro.

2. Compatível com os Padrões OGC: A extensão geográfico do PostgreSQL segue os standards definidos pelo Open Geospatial Consortium.

3. Poderosas Funcionalidades: Oferece suporte ao uso de índices espaciais e centenas de recursos para análise e tratamento da informação espacial (+ de 890 na versão 2.0 do PostGIS).

4. Fácil importação/exportação de dados: Estão disponíveis ferramentas conversores de forma nativa. Embora o shp2pgsql seja o mais conhecido dentre elas, com certeza não é o único (recomendo que pesquise adicionalmente sobre pgsql2shp, ogr2ogr, dxf2postgis, etc)

[caption id="attachment_22082" align="aligncenter" width="621"]PostGIS Fonte da imagem: http://postgisonline.org/[/caption]

5. Integração com SIG e WebGIS: Existem no mercado um grande número de aplicativos para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Webmapping (WebGIS). O PostGIS consegue se comunicar com a grande maioria deles, em especial com os que também fazem uso dos padrões OGC.

Exemplos de softwares de SIG (veja abaixo links para alguns tutoriais específicos):

Alguns servidores de mapas para internet que se integram ao PostGIS:

6. Alternativa real ao software proprietário: Testes de desempenho realizados mostram que o PostGIS tem chegado a superar alguns softwares proprietários de mesma finalidade, em especial nos quesitos estabilidade e rapidez.

7. Amplamente utilzado: Atualmente o PostGIS é o programa (módulo) open source para construção de bases de dados geoespaciais mais empregado no mundo, com inúmeros casods de sucesso neste respeito.

Diante destas razões apresentadas, o que acha de aprender mais sobre o PostGIS? Acesse as publicações abaixo indicadas e tire proveito do conteúdo:

OBS: Este artigo foi baseado em uma matéria publicada originalmente em espanhol no site MappingGIS. Recomendo que acompanhe também as publicações postadas em seu portal. Leia: Por qué utilizar PostGIS

Você utiliza o PostGIS em seus projetos? Deixe seus comentários para que possamos trocar experiências sobre este tema.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades