Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Validação de Imagens do Google Earth para Produção de Mapas

Dissertacao Google Earth UFSCVocê faz uso dos recursos do Google Earth em seus trabalhos? Embora as imagens do Google sejam de alta resolução possuem certas limitações de uso e restrições técnicas que você precisa conhecer. Uma dissertação de mestrado publicada há alguns anos pode  ajudar a ampliar nosso conhecimento sobre este tema. Nesta matéria indicamos esta publicação que esta disponível para download.

Recomenda-se que leia também:

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE IMAGENS DO GOOGLE EARTH

Em 2009 Edésio Elias Lopes defendeu sua dissertação de mestrado com o tema: Proposta Metodológica para Validação de Imagens de Alta Resolução do Google Earth para a Produção de Mapas.

Conforme explicado no resumo da publicação, o objetivo de seu trabalho foi avaliar a qualidade posicional e geométrica das imagens de alta resolução disponibilizadas pelo Google em seu globo virtual, usando como referência um mapeamento em escala 1/2.000 do município de Barbacena – MG.

Proposta Metodológica para Validação de Imagens de Alta Resolução do Google Earth para a Produção de Mapas

Em seguida, verificou-se a possibilidade da utilização das imagens do Google Earth como fontes de dados para a produção de mapas, definindo, nesse caso, seus tipos e a relação entre resolução e escala, apontando fatores limitantes e excludentes no uso dessas imagens para fins de mapeamento.

Os testes realizados demonstraram eficiência ao ilustrarem numericamente a realidade geométrica e posicional da imagem avaliada presente no banco de dados do Google Earth.

A partir das análises, foi elaborada uma proposta metodológica contendo procedimentos e recomendações para a utilização consciente e responsável das imagens do Google Earth, além de considerações a respeito de suas limitações.

DOWNLOAD DA DISSERTAÇÃO SOBRE GOOGLE EARTH

Se interessou em ler este trabalho na íntegra? Faça o download no link abaixo:

O arquivo está disponível no formato PDF, com 115 páginas no total. Edésio Lopes realmente está de parabéns por este seu excelente trabalho, de grande qualidade.

O que achou deste material? O que acha de deixar seu comentário? Leia também as seguintes dicas de leitura:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades