Search

+
gvSIG: Cobertura Vegetal com NDVI
gvSIG: Cobertura Vegetal com NDVI

Varias técnicas avançadas de mapeamento e monitoramento da cobertura vegetal foram desenvolvidas nas últimas décadas, com o advento do sensoriamento remoto. Uma das mais conhecidas utiliza o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Veja nesta matéria um artigo sobre este contexto onde o software gvSIG pode ser aplicado.

ARTIGO SOBRE NDVI NO GVSIG

Os índices de vegetação foram desenvolvidos com a finalidade de ressaltar a resposta espectral da vegetação em função do fechamento da mesma sobre o solo.

O NDVI quando avaliado de forma sazonal e em longo prazo é um importante indicador de quantificação da vegetação e redução da biomassa, gerando índices que serviram de base para a classificação da vegetação.

No trabalho com o título Mapeamento da Cobertura Vegeral da Sub-bacia do Córrego Pinheirinho – Botucatu/SP utilizando NDVI o programa gvSIG foi utilizado para o Processamento Digital das Imagens (PDI), utilizou-se imagens TM/LANDSAT-5 dos anos entre 2008-2011.

gvSIG: Cobertura Vegetal com NDVIOs autores do trabalho verificaram que a vegetação característica da região diminuiu sua área, mostrando que as áreas analisadas encontram-se em processo de perda da vegetação pela ocupação urbana.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE NDVI COM GVSIG

O artigo em questão foi elaborado por Maria Jorgiana Ferreira Dantas, Juliano Boeck Santos, José Carlos Pezzoni Filho e Célia Regina Lopes Zimback.

Para fazer o download do artigo para lê-lo na íntegra, acesse o link abaixo:

A publicação do trabalho ocorreu em 2012 durante as Jornadas Brasileiras de usuários de gvSIG.

Leia as seguintes dicas relacionadas com nossa dica de hoje:

Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Posted in: Artigos em Destaque, Dicas de Leitura, Downloads, Geo Aplicado, Geoprocessamento, Geotecnologias, gvSIG, Open Source, Sensoriamento Remoto, SIG

Comments (3 Responses )

  1. Sebastião - 15/03/2018 - 10:25 am #

    Bom dia Dr. Anderson, é possível encomendar este livro para Angola?

  2. Welves - 11/04/2019 - 8:28 pm #

    Olá Dr. Anderson Medeiros. Gostaria de saber se através do QGis é possível fazer mapas temáticos de fauna e flora. Se sim, fazer. Muito obrigado

Deixe uma resposta