Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Gerar Mapas Temáticos no uDig

Este é o segundo tutorial da série sobre o uDig. No primeiro material vimos como inicializar um projeto, ou seja, como dar os primeiros passos no programa. Agora veremos como gerar mapas temáticos na área de visualização do software. Já publiquei anteriormente como realizar este procedimento em programas como gvSIG, Kosmo e Alov Map.

A imagem abaixo mostra a visão inicial do mapa com o qual iremos trabalhar. Você pode baixá-lo no formato shapefile utilizado neste tutorial, clicando aqui.

Gerando o Mapa Temático

 Antes de mais nada, é necessário entender que para gerarmos um mapa temático utilizando-se de um software de SIG, é necessário que na tabela de atributos do arquivo vetorial exista um campo (coluna) que trate do aspecto a ser representado.

Clique no ícone “Change Style“, disponível na parte superior direita do nome do layer ou clicando com o botão direito sobre a camada, conforme destacado na imagem abaixo. Outra opção é através do menu Layer > Change Style.

Change Style

Será aberta uma nova janela. Escolha a opção “Theme“. Em seguida será necessário indicar qual atributo será tematizado.

Dependendo do tipo de dado disponível no campo a ser utilizado será definido o “Break“, que corresponde ao tipo de mapa (valores únicos, por intervalos, etc). No nosso caso é um mapa por valores únicos, pois a Paraíba está dividida em quatro mesorregiões.

Theme

Clique em uma das opção de paleta de cores (Palette). Ao fazer isso a interface da janela será um pouco alterada. Nesta janela você pode definir parâmetros como opacidade e cor das bordas de cada polígono.

Paleta de Cores

Ainda na interface apresentada acima, haverá a opção Aplicar (Apply). Escolha esta opção após concluir sua customização e em seguida clique em “Ok“.

O resultado obtido é exibido na imagem abaixo.

Mapa Temático no uDig 1.2.0

Agora é com você. Faça alterações e testes.

Claro que essa não é uma produção cartográfica final. Em uma postagem futura iremos abordar a questão de geração de mapas para impressão no uDig, com os devidos elementos (norte, legenda, escala, etc).

O que acharam dessa postagem? Deixe sua opinião nos comentários.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades