Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como Fazer Mapas Temáticos no QGIS – Parte 3

Mapas no QGISComo preparar mapas temáticos em ambiente SIG? Esta é uma questão de grande interesse para quem trabalha com Geotecnologias. Cada vez mais os programas de Geoprocessamento, em especial no campo de Sistemas de Informações Geográficas, oferecem recursos muito práticos para elaboração de mapas que contribuem para melhor compreensão do espaço. Este será o terceiro tutorial da série sobre como gerar mapas temáticos no QGIS.

Recomendo fortemente que leia os dois tutoriais anteriores desta sequência. Já aprendemos como fazer mapas temáticos qualitativos (categorizados) e quantitativos (graduados), respectivamente:

Neste tutorial vamos explorar um outro recursos para preparação de mapas no QGIS, que é a estruturação baseada em regra.

QGIS: MAPAS TEMÁTICOS BASEADOS EM REGRA

No caso dos dois tutoriais citados acima os mapas eram gerados tendo por base apenas 1 (um) único atributo por vez, quer ele fosse do tipo texto ou numérico. A dica desta vez é sobre um recurso que nos permite montar um mapa temático baseado em mais de um campo (coluna).

O que acha de fazer um Curso Online de AutoCAD?

Na imagem abaixo temos a representação do Estado de São Paulo (SP) com sua divisão municipal. Em sua tabela de atributos há, entre outros dados, a indicação da população rural (coluna POPRURAL) e da população urbana (campo POPURBAN). Para fazer o download do shapefile clique aqui (400 KB).

Mapa de São Paulo no QGIS

Acesse as propriedades da camada clicando duas vezes sobre o nome dela com o botão esquerdo ou clique sobre ela com o botão direito e escolha a opção Propriedades, no menu suspenso. Vá para a primeira aba, Estilo.

Clique sobre onde aparece por padrão escrito “(sem filtro)“, destacado na imagem a seguir com um traço vermelho. Depois clique em Editar para que seja aberta uma nova janela.

Na janela propriedades da régua (na verdade deveria ser ‘propriedades da regra’, isso foi um erro de tradução da interface) clique no botão com as reticências [. . .].

Mapa com Regras QGIS

Na área A, destacada na imagem abaixo, temos os campos. Neste tutorial vamos trabalhar com os marcados no retângulo vermelho. Clique primeiro em POPRURAL, depois na área B, clique no sinal ‘menor que‘ (<) e, novamente na área A, clique no campo POPURBAN.

Na área C aparecerá a consulta estrutura. Clicando em testar você terá informação sobre quantos municípios atendem a este critério. Neste caso, 587 de um total de 645 cidades. Clique em OK.

Construtor de Questões no QGIS

Na janela a seguir, o campo RÓTULO é o valor que aparecerá na legenda de seu mapa final. FILTRO se refere a consulta lógica que foi montada, também chamada, neste contexto, de regra. O campo DESCRIÇÃO é opcional e visa ser preenchido com um comentário sobre o filtro aplicado.

Caso não queira alterar algum aspecto visual, clique novamente em OK.

Mapas em Regra in QGIS

Chegou a hora de criar regras que definirão novos critérios para o mapa.  Clique em Adicionar. Repita o processo anteriormente ilustrado, mas de modo que o filtro seja para as cidades onde a população rural é maior que a urbana (veja a imagem).

QGIS: MAPAS TEMÁTICOS BASEADOS EM REGRA

Neste nosso exemplo temos apenas duas regras, que se complementam, usando dois campos da tabela de atributos do shapefile. Realize as alterações necessárias ou desejadas (cores a ser empregadas, por exemplo) e clique em OK.

Gerar Mapas com Base em Filtro no QGIS

Após algumas alterações visuais, o mapa abaixo representa nosso mapa temático baseado em regras, preparado no QGIS.

Como Fazer Mapas Temáticos no Quantum GIS - Parte 3

O que vocês acharam deste tutorial de introdução aos mapas temáticos no QGIS? Aguardo seus comentários e indico a leitura destas outras dicas sobre o Quantum GIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades